Cinema e Educação: uma experiência com a Dona da Liberdade
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115138558Palavras-chave:
Extensão Universitária, Cinema, Filme documentário.Resumo
O presente relato trata das experiências vivenciadas durante as gravações do documentário Vila Sul, proposta da disciplina “Educação, narrativa e Audiovisual” durante o segundo semestre de 2018 do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Surgido do interesse de dar voz a moradores e moradoras da Ocupação Vila Sul em Recife/PE, o documentário revelou-se como uma ponte entre vidas, rumo a uma incontrolável torrente de sensações, sentimentos e afetos. Em diálogo com Jorge Larrosa, Gilles Deleuze e Clarice Lispector buscou-se refletir neste relato a quatro mãos, aluno/professor, a respeito da sonhada liberdade em narrativas que se cruzam e se enamoram. Como considerações finais que se prolongam na vida dos/das alunos/as e professores/as, percebe-se a importância dos encontros além das salas de aula dos espaços formais de educação, promovendo rupturas, descontinuidades e multiplicidades, estendendo as reflexões sobre currículo para outros espaços educacionais, utilizando-se dos artefatos culturais, como o cinema, disponíveis para a promoção de experiências de vida.
Downloads
Referências
AGEL, Henri. Estética do cinema. São Paulo: Cultrix, 1957.
BARTHES, Roland. Ao sair do cinema. In: ______. O rumor da língua. Trad.: Mário Laranjeira. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. 427-433.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ___________. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2 (Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa) v. 1. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
ELLSWORTH, Elizabeth. Places of learning: Media, architecture and pedagogy. New York: Routledge, 2005.
FRESQUET, Adriana. Imagens do desaprender: uma experiência com o cinema. Rio de Janeiro: CINEAD/LISE/UFRJ, 2007.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Acesso em 07 Dez 2018.
LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. São Paulo: Folha de São Paulo, 2017. v. 01 (Coleção Folha Mulheres na Literatura).
________. Aprendendo a viver. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. 1.ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.
STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe (Org.). (2001). Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Tradução de George Eduardo Japiassú Brício. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
TADEU, Tomaz. A filosofia de Deleuze e o currículo. Goiânia: Faculdade de Artes Visuais, 2004. (Coleção Desenrêdos, n. 1).