Omissão de macronutrientes no desenvolvimento de mudas de mogno africano
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316980X16042Palavras-chave:
Khaya anthotheca, Solução nutritiva, Elemento faltante, Nutrição de plantasResumo
O estudo objetivou identificar a sintomatologia visual das carências de macronutrientes, o crescimento das mudas e, os macronutrientes mais absorvidos pelas mudas de mogno africano (Khaya anthotheca Welv.), submetidas à omissão de macronutrientes. As mudas foram produzidas em tubetes contendo areia, em seguida, transplantadas para tubos de PVC com areia e, submetidas por 15 dias à solução completa em nutrientes. Logo após, aplicou-se as soluções nutritivas, completa e com omissão de N, P, K, Ca, Mg e S, por 90 dias, constituindo um delineamento inteiramente casualizado com sete tratamentos e três repetições. Os sintomas de deficiências foram descritos a cada cinco dias. E, ao final do experimento, as mudas foram avaliadas em altura, diâmetro, biomassa seca, índice de qualidade de Dickson e concentração de macronutrientes. Nesse contexto, N, K e S foram os macronutrientes que mais limitaram o crescimento e a qualidade das mudas de K. anthotheca, e, os mais requeridos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Enflo.
Ecologia e Nutrição Florestal/Ecology and Forest Nutrition está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.