Fatores explicativos do saldo da balança comercial do Brasil – 1990 a 1997
DOI:
https://doi.org/10.5902/141465093423Palavras-chave:
Balança comercial, Taxa de câmbio, Renda interna, Renda externaResumo
Neste artigo, analisa-se a influência das variáveis macroeconômicas taxa de câmbio efetiva real, renda interna e renda externa no saldo comercial brasileiro de 1990 a 1997. Para tal análise foram tomados dados referentes aos Estados Unidos, Alemanha, Argentina e Japão e foi realizada uma regressão através da utilização do programa econométrico Microfit 4.0. As análises e conclusões consideram a teoria econômica sobre o assunto e os resultados econométricos.
Downloads
Referências
DORNBUSCH, R. & FISHER S. Macroeconomia, 5. ed. São Paulo: Makron do Brasil, 1991.
FGV, FGV dados. [on line] disponível na Internet via. http://fgvdados.fgv.br Arquivo capturado em março de 1999.
RELATÓRIO ANUAL do BANCO CENTRAL DO BRASIL. Brasília: 1990 a 1997.
SALLES, Hélio. A política cambial e os fluxos de comércio exterior entre o Brasil e os demais países do Mercosul de 1991 a 1996. Monografia de graduação – Faculdades de Ciências Econômicas, UFSM, 1997.
ZINI JR., A. Taxa de câmbio e política cambial no Brasil. São Paulo: USP,1993
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Economia e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o exito dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Economia e Desenvolvimento. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.