Crédito rural no Espírito Santo: análise dos resultados dos anos 2000 a 2012
DOI:
https://doi.org/10.5902/1414650926857Palavras-chave:
Crédito Rural, Economia Capixaba, AgropecuáriaResumo
O presente trabalho é um estudo sobre a política de crédito rural no Espírito Santo, definida como instrumento importante no desenvolvimento econômico e social, através do atendimento das necessidades dos produtores que precisam de recursos que possibilitem seus investimentos. Sua função é ainda mais importante no Espírito Santo, uma vez que o território capixaba é em sua maioria agrário, sendo que a área efetivamente urbanizada se concentra em poucas cidades situadas principalmente na região Metropolitana. Assim, analisar e caracterizar os resultados da política do crédito rural no estado é imprescindível para entender o apoio que o setor está a receber através de tal política. Desse modo, o objetivo é caracterizar a política de crédito rural no estado capixaba a partir da determinação do atual cenário da sua economia, do entendimento dessa política agrária e da análise dos dados do crédito direcionado ao campo.
Downloads
Referências
BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN). Anuários estatísticos do crédito rural. Brasília. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/?RELRURAL>. Acesso em: 16 out. 2014.
BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN. FAQ - Crédito rural. Brasília. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/rural.asp#1>. Acesso em: 16 out. 2014.
CAÇADOR, S. B.; GRASSI, R. A. A evolução recente da economia do Espírito Santo: Um Estado desenvolvido e periférico?. In: Encontro Nacional de Economia, n. 37, 2009, Foz do Iguaçu.
CAÇADOR, S. B.; GRASSI, R. A. A economia capixaba no período pós-1990: O Processo de “Diversificação Concentradora”. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, v. 23, n. 2, 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/issue/view/238>. Acesso em: 10 out. 2014.
CROCCO, M.; NOGUEIRA, M.; SANTOS, F. Sistema financeiro e atuação dos bancos públicos no desenvolvimento regional no Brasil. In: Bancos públicos e desenvolvimento. Rio de Janeiro, 2010
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica - IBGE. Censo Agropecuário 2006. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro>. Acesso: 10 out. 2014.
Instituto Jones dos Santos Neves. Bases de dados. Disponível em: <http://www.ijsn.es.gov.br>. Acesso em: 27 nov. 2014.
LUNDBERG, E. L. Bancos oficiais e crédito direcionado - O que diferencia o mercado de crédito brasileiro?. In: Trabalhos para discussão, n. 258, p. 1-39, Brasília, 2011. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/pec/wps/port/td258.pdf>. Acesso em: 16 out. 2014.
NONNENBERG, M. J. B.; REZENDE, G. C. Desenvolvimento da agropecuária do Espírito Santo. In: Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN. Espírito Santo: Instituições, desenvolvimento e inclusão social. Vitória, 2010
PEREIRA NETO, C. VIEIRA, P. S. Crédito rural no Espírito Santo (2001-2010) e a participação do Bandes. In: II Encontro de Economia do Espírito Santo, 2011, Vila Velha.
PIRES, A. A indústria do petróleo e o caso do Espírito Santo. In: Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN. Espírito Santo: Instituições, desenvolvimento e inclusão social. Vitória, 2010
ROCHA, H. C.; MORANDI, A. M. Cafeicultura e grande indústria: a transição no Espírito Santo. - 2.ed - Vitória: Espírito Santo em ação, 2012.
SANTO, B. R. do E. Os caminhos da agricultura brasileira. São Paulo: Evoluir, 2001
SAYAD, J. Crédito Rural no Brasil: avaliação das críticas e das propostas de reforma. São Paulo: FIPE/Pionera, 1984.
TORRES FILHO, E. T. Crédito direcionado e direcionamento do crédito: Situação atual e perspectivas. In: Revista do BNDES. Rio de Janeiro, v. 13, n. 25, p. 35-50, jun. 2006.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 8. ed. SP: Atlas, 2007.
VILLASCHI, A. Elementos da economia capixaba e trajetórias de seu desenvolvimento. Vitória: Flor&cultura, 2011.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-07-28 (2)
- 2018-01-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Economia e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o exito dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Economia e Desenvolvimento. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.