Competitividade da indústria automobilística do Brasil: uma análise dos veículos leves

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1414650974485

Palabras clave:

Automóveis leves, Peças e acessórios, Brasil, Índice de Competitividade Revelada, Indústria Automobilística

Resumen

Este trabalho tem como objetivo principal analisar a competitividade da indústria automobilística brasileira de automóveis leves e suas partes no mercado internacional. Para este fim, a partir de dados do portal Comex Stat, vinculado ao SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior), e do UN Comtrade (The United Nations Comtrade), será calculado o Índice de Vantagens Competitivas Reveladas (CR) com o intuito de verificar o comportamento da competitividade da mencionada indústria e seus segmentos entre os anos de 2000 e 2020. Em geral, os resultados indicam que o setor automobilístico brasileiro apresentou vantagens competitivas reveladas apenas no período inicial de análise. Em relação aos automóveis leves e suas partes, verificou-se competitividade revelada apenas no segmento de chassis do país, enquanto as demais partes, peças, acessórios e carroçarias, apresentaram desvantagem competitiva revelada durante grande parte dos anos analisados. Estes resultados indicam, então, que nos últimos anos o setor automobilístico de automóveis leves do Brasil apresentou desvantagem competitiva no mercado internacional, em geral.

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Biografía del autor/a

Renata Cristina Andrade do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande

Bacharela em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Rafael Mesquita Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ (USP). Professor Adjunto do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

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Publicado

2024-02-28

Cómo citar

Nascimento, R. C. A. do, & Pereira, R. M. (2024). Competitividade da indústria automobilística do Brasil: uma análise dos veículos leves. Economia E Desenvolvimento, 35, e74485. https://doi.org/10.5902/1414650974485

Número

Sección

Artigos