Estabilização com base no câmbio: uma análise comparativa das experiências da Argentina e do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/141465093417Palavras-chave:
Política de estabilização, Âncora cambial, Economia argentina e brasileiraResumo
O trabalho visa demonstrar que as políticas de estabilização com base no câmbio, adotadas pela Argentina, através do Plano de Conversibilidade, e no Brasil, no Plano Real, embora tivessem êxito no controle da inflação, determinaram efeitos perniciosos à estrutura econômica e social desses países. A sobrevalorização cambial, aliada a altas taxas de juros e abertura comercial, resultaram em baixas taxas de crescimento econômico, desestruturação da indústria, desemprego e aumento das dívidas interna e externa, além de colocar esses países em constante vulnerabilidade a choques externos. Conclui-se que as políticas recomendadas pelo “Consenso de Washington” não se adaptam às características estruturais das economias latino-americanas, sendo indispensável revitalizar o Estado do Bem-Estar Social.Downloads
Referências
CARDOSO, Eliana & HELWEGE, Ann. A economia da América Latina – diversidade, tendência e conflitos. São Paulo: Ática, 1993.
DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICO-DIEESE. www.org.br/esp/real5ano.html
FERRARI, Andrés. Moneda com peso; recesión real: lecciones de la convertibilidade argentina para el Brasil. Indicadores Econômicos(FEE). V. 27 n.2, p. 191-197, 1999.
GERCHUNOFF, Pablo & TORRE, Juan Carlos. La politica de liberalizacion economica en la administacion de Menem. Desarollo Económico, Buenos Aires, n. 143, IDES, oct.-dec. 1996.
MELLO, Fátima V. & SCHLESINGER, Sérgio. Brasil, Integração regional sob a ótica da democracia, justiça social e sustentabilidade. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Economistas. Rio de Janeiro, 13 a 17 de setembro de 1999.
SAYAD, João. A política cambial no Plano Real. Economia Aplicada(FEA/USP). V. 3 nº Especial, março 1999.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Economia e Desenvolvimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o exito dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Economia e Desenvolvimento. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.