O estado como propulsor do desenvolvimento regional: análise da política de reconversão econômica da União Européia e do Mercosul

Autores

  • Taize de Andrade Machado UFSM
  • Adayr da Silva Ilha UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/red.v0i18.3469

Palavras-chave:

Reconversão Econômica, União Européia, Mercosul, FOCEM, Estado

Resumo

Em um processo de integração econômica nem todas as regiões beneficiam-se das mesmas condições econômicas e sociais. Por isso, é prioritário desenvolver ações destinadas a promover a competitividade dos Estados-partes e a convergência estrutural. O objetivo deste artigo é analisar de que forma o Estado pode contribuir para o desenvolvimento econômico de regiões menos competitivas no contexto de uma integração econômica. Partindo do estudo dos Fundos Estruturais da U.E e FOCEM, é possível delinear o papel do Estado como propulsor do desenvolvimento regional. Da análise dos resultados da política regional da U.E é possível concluir que a intervenção pública reduz as imperfeições do mercado, sobretudo por elevar consideravelmente o PIB dos países beneficiados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVA, A . R. S. Guia para entender a política regional da União Européia. Revista de Planejamento e Políticas Públicas, n. 21, junho, 2000. Brasília: IPEA, 2000.

ALVES, F. D. Análise das desigualdades regionais do Mercosul e a perspectiva de uma política regional comunitária. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria: PPGILA, 2004.

BAUMANN, R. & MUSSI, C. Mercosul: Então e agora? In: CEPAL – Comissão Econômica para América Latina e Caribe. Maio, 2006. Brasília. Disponível em: http://www.eclac.cl/>. Acessão em: junho, 2006.

FONSECA. M. P. A Política Regional da União Européia: uma utopia viável? E-Topia: Revista Eletrônica de Estudos sobre a Utopia, n. 2, 2004. Disponível em: <http://www.letras.up.pt/upi/utopiasportuguesas/>. Acesso em: junho, 2006.

DELGADO, D. G. Estado-nación y la crisis del modelo. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2003.

DUPAS, G. Economia Global e Exclusão Social. São Paulo: E. Paz e Terra, 3º. ed., 2001.

ESPINOSA, A . Profundización del proceso de integración em el Mercosur: evolución de la agenda “no comercial” em los últimos 15 años. Seminário “15 años de Mercosur: evaluación e perspectivas”. Montevidéu, 2006.

GOMES, G. M. Desenvolvimento Regional e Política Regional na União Européia. (Texto para Discussão, n. 483). Brasília: IPEA, 1997.

MERCADO COMUM DO MERCOSUL (MERCOSUL). Vários. Disponível em: <http://www.mercosur.org.uy/>.

PORTO, M. C. L. Teoria da Integração e Políticas Comunitárias. 2º. ed. Coimbra: Ed. Livraria Almedina, 1997.

SMITH, A . A Riqueza das Nações. São Paulo: E. Abril, 1982.

THÉRET, B. & BRAGA, J. C. S. (org) Regulação Econômica e Globalização. Campinas: UNICAMP, 1998.

THÉRET, B. Política Econômica e Regulação: uma abordagem topológica e autopoiética. In: Regulação Econômica e Globalização. Campinas: UNICAMP, 1998.

UNIÃO EUROPÉIA. Compilação de Tratados. Tomo I, v. 1. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Européias, 1995.

UNIÃO EUROPÉIA. Vários. Disponível em: <http://www.ec.europa.eu/regional/>Acesso: agosto, 2006.

Downloads

Como Citar

Machado, T. de A., & Ilha, A. da S. (2011). O estado como propulsor do desenvolvimento regional: análise da política de reconversão econômica da União Européia e do Mercosul. Economia E Desenvolvimento, (18). https://doi.org/10.5902/red.v0i18.3469

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)