<b>Inclusão escolar: carências e desafios da formação e atuação profissional<b/>

Autores

  • Ricardo Nogueira Terra Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
  • Claudia Gomes Gomes Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5629

Palavras-chave:

Teacher education, Inclusion, Special educational needs.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5629

 

Com base nas propostas que possibilitam o acesso e permanência de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) no ensino regular, promulgadas pelas legislações nacionais e internacionais, que discussão das ações educacionais inclusivas, ganha foro, e também deflagra as carências e os desafios ao se considerar a implementação de uma escola acolhedora a todos os alunos indistintamente. Assim, este estudo interessado nos impasses e desafios que cercam a questão nas escolas de Alfenas/MG, lançou como objetivo caracterizar o preparo profissional dos professores, no que se refere aos aspectos de formação inicial e continuada, assim como o conhecimento dos aspectos legais e jurídicos que cercam as políticas públicas educacionais inclusivas. Este estudo contou com uma amostra de 60 professores, atuantes em duas escolas uma da rede municipal e outra da rede estadual de uma cidade da região do Sul de Minas Gerais/MG. Para a coleta de dados junto aos professores, foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário que foi analisado quantitativamente. Pôde-se considerar que de modo geral, os professores apresentam uma formação acadêmica adequada quanto aos cursos de graduação e pos-graduação, 51,7% da amostra apontam ter realizado cursos específicos de formação para a inclusão, no entanto, 84,5% da amostra consideram-se despreparados para esse processo, assim como em relação ao conhecimento das legislações, podê-se evidenciar que uma parcela significativa aponta não conhecer as legislações específicas que cercam a questão. Assim, conclui-se que existe a necessidade de questionamentos tanto na qualidade e eficácia dos cursos de formação inicial e continuada oferecida aos professores.

Palavras-chaves: Formação docente; Inclusão; Necessidades educacionais especiais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Nogueira Terra, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Acadêmico do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Claudia Gomes Gomes, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Profa. Dra. do Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL

 

 

Downloads

Publicado

2012-12-26

Como Citar

Terra, R. N., & Gomes, C. G. (2012). <b>Inclusão escolar: carências e desafios da formação e atuação profissional<b/>. Revista Educação Especial, 26(45), 109–123. https://doi.org/10.5902/1984686X5629

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua