Representações do professor generalista acerca do papel do professor especialista: análise da produção científica em educação especial no período de 2008 a 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24254

Palavras-chave:

Professor generalista. Professor especialista. Educação Especial.

Resumo

O presente trabalho objetivou identificar e analisar a produção científica nacional divulgada em periódicos da área de Educação Especial sobre as representações do professor generalista acerca do papel do professor especialista no processo de escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial. A pesquisa bibliográfica considerou os periódicos classificados nos extratos de B2 a A1: a Revista de Educação Especial de Santa Maria (REESM); e a Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), respectivamente, bem como os artigos publicados nesses periódicos, no período de 2008 a 2015, relacionados à temática em questão. Para a coleta de dados foram considerados, inicialmente, os sumários, seguidos dos resumos e artigos na íntegra que atenderam ao objetivo proposto. Foi efetuada análise qualiquantitativa, subsidiada pelos indicadores: ano e quantidade de publicação; tipo de autoria; área de formação dos autores e coautores; e temas relacionados às representações do professor generalista sobre o papel do especialista. Foi constatada maior concentração de artigos publicados em 2015 no periódico B2, bem como predomínio: de autoria em dupla nos dois periódicos; da Educação como principal área de formação dos autores e coautores; e da reflexão sobre concepções de professores acerca da inclusão escolar como subtema relacionado à temática em questão. A escassez de publicações sobre a temática ora investigada revelou a necessidade de divulgação de estudos que ampliem as reflexões e proposições sobre a mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Regina Mosca Giroto, UNESP

Departamento de Educação Especial e Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESP/Marília/SP. Programa de Pós-Graduação e Educação Escolar - UNESP/Araraquara/SP

Natália Morato Mesquita Sabella, UNESP

Graduanda em Pedagogia - Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp/ campus de Marília - São Paulo - Brasil. Bolsista de Iniciação Cientifica PIBIC - CNPq

Jessica Mariane Rodrigues de Lima, UNESP

Graduanda em Pedagogia - Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp/ campus de Marília - São Paulo - Brasil. Bolsista de Iniciação Cientifica FAPESP.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Giroto, C. R. M., Sabella, N. M. M., & Lima, J. M. R. de. (2019). Representações do professor generalista acerca do papel do professor especialista: análise da produção científica em educação especial no período de 2008 a 2015. Revista Educação Especial, 32, e2/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X24254

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua