<b>HABILIDADES SOCIAIS EM ALUNOS COM RETARDO MENTAL: ANÁLISE DE NECESSIDADES E CONDIÇÕES </b>

Autores

  • Maria Vera Lúcia Barbosa Campinas, São Paulo
  • Zilda Aparecida Del Prette Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

Resumo

O conceito funcional de retardo mental destaca a necessidade de desenvolvimento das condutas adaptativas dessa clientela, principalmente habilidades de relacionamento. Este estudo buscou caracterizar o repertório interpessoal de 18 alunos de duas classes de uma Instituição para deficientes mentais e as diferenças entre essas duas classes em termos de condições existentes para desenvolvê-lo, considerando: objetivos e expectativas do professor, procedimentos, materiais, conteúdos e contexto físico da classe. Os dados, obtidos por observação direta, documentos da escola e inventários respondidos pelas duas professoras foram objeto de análise qualitativa e quantitativa e mostraram que: a) as condições educativas eram, ou poderiam ser, favoráveis à promoção de habilidades sociais, porém pouco exploradas pelas professoras; b) os procedimentos das professoras eram as condições mais visíveis e críticas mas geralmente restritivas das habilidades sociais dos alunos; c) a qualidade das interações professora-alunos parecia variar de acordo com habilidades sociais educativas das professoras; d) os colegas ofereciam condições importantes para a promoção dessas habilidades. Discute-se questões práticas e de pesquisa nessa área.

 

Palavras-chave: ensino especial, retardo mental, habilidades sociais


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Como Citar

Barbosa, M. V. L., & Prette, Z. A. D. (2012). <b>HABILIDADES SOCIAIS EM ALUNOS COM RETARDO MENTAL: ANÁLISE DE NECESSIDADES E CONDIÇÕES </b>. Revista Educação Especial, 31–53. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5067

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua