<b>Educação e saúde: um diálogo necessário às políticas de atenção integral para as pessoas com deficiência</b>

Autores

  • Nelma Alves Marques Pintor Universidade Estácio de Sá – Rua Eduardo Luiz Gomes, 134 - Centro – Niterói CEP: 24020-340 - Tel: (21) 2729-8200 / 2707-6250 / 2707-7350. Secretaria Municipal de Educação de Niterói Rua Visconde de Uruguai, 414, Centro Niterói – CEP: 2403
  • Juan Clinton Llerena Jr. IFF/FIOCRUZ
  • Valdelúcia Alves Costa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X4935

Palavras-chave:

School Inclusion, Disability, Intersectoral, Public policy, Health Promotion.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/4935

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do diálogo entre a educação e a saúde, pensadas como políticas públicas basilares no contexto da atenção integral às pessoas com deficiência. É notória a dificuldade enfrentada por essas áreas para estabelecer um diálogo convergente que resulte no planejamento de ações intersetoriais para a promoção da saúde, qualidade de vida e inclusão social e educacional dos deficientes, principalmente os deficientes mentais. Com base em estudos de autores brasileiros buscamos elucidar alguns fatos que reforçam a necessidade do diálogo e que não justificam a perpetuação do hiato entre esses campos do conhecimento. Apresenta os resultados parciais de uma experiência de intersetorialidade entre essas áreas na Rede Municipal de Ensino de Niterói (Rio de Janeiro, Brasil) com alunos com deficiência, na qual se destaca a ausência de uma cultura de participação popular nas políticas públicas locais.

Palavras-chave: Inclusão Escolar; Deficiência; Intersetorialidade; Políticas Públicas; Promoção a Saúde.

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Biografia do Autor

Nelma Alves Marques Pintor, Universidade Estácio de Sá – Rua Eduardo Luiz Gomes, 134 - Centro – Niterói CEP: 24020-340 - Tel: (21) 2729-8200 / 2707-6250 / 2707-7350. Secretaria Municipal de Educação de Niterói Rua Visconde de Uruguai, 414, Centro Niterói – CEP: 2403

1.    Nelma Alves Marques Pintor. Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher / IFF/FIOCRUZ; Mestre em Educação/UFF; Psicóloga/UNICAP-PE; Docente da Universidade Estácio de Sá Niterói/RJ; Coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Niterói/RJ.

Juan Clinton Llerena Jr., IFF/FIOCRUZ

Médico Geneticista; Chefe do Departamento de Genética Médica IFF/FIOCRUZ.

Valdelúcia Alves Costa, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada/UFF; Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF; Pesquisadora da CAPES.

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Publicado

2012-08-27

Como Citar

Pintor, N. A. M., Llerena Jr., J. C., & Costa, V. A. (2012). <b>Educação e saúde: um diálogo necessário às políticas de atenção integral para as pessoas com deficiência</b>. Revista Educação Especial, 25(43), 203–216. https://doi.org/10.5902/1984686X4935

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua