<b>Aceleração, ritmo de produção e trajetória escolar: desenvolvendo o talento acadêmico</b>

Autori

  • Zenita C. Guenther

Parole chiave:

Acceleration, Rythms, School trajectory.

Abstract

A distribuição da escolaridade em anos letivos, sequencialmente trancados entre si, cria condições de aprendizagem e convivência nefastas aos alunos cuja capacidade e produção mental é superior à média dos pares etários. Aceleração é um meio utilizado para permitir que esses alunos avancem com currículo em menos tempo que o previsto pelos documentos legais, e possam caminhar pela seriação escolar, independente da idade mínima estabelecida pelos sistemas. A grande perplexidade é que, mesmo sendo um dos temas mais estudados pela área da Educação, e da Educação Especial para dotados e talentosos, os resultados da pesquisa científica não têm tido qualquer impacto na prática educativa, permanecendo férrea resistência a essa medida, nos meios escolares. O presente artigo discute a temática da aceleração vista como meio para desenvolver o talento acadêmico, também a expressão da inteligência, com domínio de capacidade, que tem sido mais e talvez melhor estudada, na área de dotação e talento.

Palavras-chave: Aceleração. Ritmo. Trajetória escolar.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

##submission.downloads##

Come citare

Guenther, Z. C. (2009). <b>Aceleração, ritmo de produção e trajetória escolar: desenvolvendo o talento acadêmico</b>. Revista Educação Especial, 22(35). Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/810

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua