<b>Competência educativa: o papel da educação para a resiliência</b>

Autori

  • Carolina Silva Sousa Universidade do Algarve

Parole chiave:

Activation, Resilience, Protective Factors, Self-Efficacy And Competence.

Abstract

Actualmente o ser humano, qualquer que seja a sua faixa etária, é confrontado com situações de grande mudança, geradoras de níveis de stress elevados, que exigem da sua parte uma cada vez maior flexibilidade cognitiva, a fim de que lhe seja possível fazer uma adaptação saudável à realidade em que vive. Esta realidade requer não só o enfrentar de situações adversas, mas implica também ultrapassar esse confronto com a aquisição de novas competências; é deste processo dinâmico que vai resultar o eventual acesso a um nível desenvolvimental superior, o qual segundo alguns autores podemos ligar a uma maior resiliência educacional. Importa, assim, realçar que para que seja possível fundamentar estratégias educacionais de implementação da competência educativa e da resiliência é importante identificar os factores que promovem e protegem contra os efeitos adversos causados por situações de risco e que podem, em última análise ser conducentes ao insucesso e ao abandono escolar precoce.

Palavras-chave: Activação. Resiliência. Factores Protectores. Auto-Eficácia e Competência Educativa.

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Come citare

Sousa, C. S. (2013). <b>Competência educativa: o papel da educação para a resiliência</b>. Revista Educação Especial, 21(31). Recuperato da https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua