<b> A inclusão escolar de um aluno com autismo: diferentes tempos de escuta, intervenção e aprendizagens </b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X3350Parole chiave:
School inclusion, Pedagogical intervention, Autism.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3350
Este relato de experiência discorre sobre o trabalho desenvolvido com um aluno autista e sua trajetória nos primeiros anos de alfabetização. Procura, também, abordar os desafios impostos, as práticas desenvolvidas e alguns aspectos do andamento de sua inclusão na escola, com as questões que trazia, as dificuldades encontradas e as estratégias de trabalho criadas. Nesse contexto, é significativo relatar o processo de aprendizagem não somente do aluno, mas também, dos personagens envolvidos – pais, professora, escola – o qual revela momentos de inquietação, reflexão mútua e construção de novos saberes. Este trabalho destaca a experiência da escuta como algo transformador, para todos os personagens envolvidos no processo, por meio da qual é possível nos aproximar, criar, tornar-se outro para construir um novo modo de pensar e agir. Dessa forma, o relato dessa experiência é importante justamente por indicar a construção de alguns caminhos neste trabalho inclusivo na escola.
Palavras-chave: Inclusão escolar. Intervenção pedagógica. Autismo.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).