<b> Aulas de educação física e inclusão: um estudo de caso com a deficiência física </b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X2284Parole chiave:
Inclusive Education, Inclusion, Physical Education, Physical Disabilities.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X2284
Este estudo teve como objetivo descrever a participação de um aluno com deficiência física em aulas de Educação Física em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola regular. Foram observadas sete aulas de Educação Física da turma, as informações foram registradas em uma Ficha de Observação e, posteriormente, foi aplicada uma entrevista com roteiro pré-estabelecido ao aluno com deficiência. Os dados foram analisados a partir de duas categorias: a) Aluno com Deficiência e a Participação nas Aulas de Educação Física e b) O Relacionamento entre aluno com Deficiência e Colegas. A partir dos dados observou-se que a maioria das atividades propostas pela professora nas aulas de Educação Física favoreceu a inclusão do aluno que possuía deficiência física, além disso, houve interação entre ele e os colegas. Sendo assim, podemos afirmar que a inclusão está sendo efetivada na turma e nas aulas de Educação Física pesquisadas.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Inclusão. Educação Física. Deficiência Física.
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