<b>Desmistificando o mito da turma homogénea: caminhos duma sala de aula inclusiva</b>

Autores

  • Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz Universidade de Aveiro, Cacia

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1431

Palavras-chave:

Inclusion, Teaching and learning methodologies, Effective teaching time management.

Resumo

Neste artigo, procuraremos repensar a sala de aula e o seu funcionamento numa perspectiva de promoção de mudanças significativas com vista à inclusão. Neste sentido, optámos por analisar o processo de ensino-aprendizagem respeitante a apenas uma turma do sétimo ano de escolaridade duma escola secundária, no Grande Porto (Portugal), na qual leccionávamos Inglês como língua estrangeira (LE). Este artigo encontra-se dividido em 3 grandes partes que se referem a diferentes mas articuladas temáticas, nomeadamente: repensar a educação obrigatória no sentido da inclusão; a atenção à diversidade no processo de ensino-aprendizagem; e, ainda, o processo de ensino-aprendizagem e a gestão eficaz do tempo de ensino.

Palavras-chave: Inclusão. Métodos de ensino-aprendizagem. Gestão eficaz do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Cruz, M. R. D. F. da. (2010). <b>Desmistificando o mito da turma homogénea: caminhos duma sala de aula inclusiva</b>. Revista Educação Especial, 23(36). https://doi.org/10.5902/1984686X1431

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua