<b> Aulas de educação física e inclusão: um estudo de caso com a deficiência física </b>

Autores/as

  • Luciana Erina Palma Universidade Federal de Santa Maria
  • Greice Rosso Lehnhard UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2284

Palabras clave:

Inclusive Education, Inclusion, Physical Education, Physical Disabilities.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X2284

Este estudo teve como objetivo descrever a participação de um aluno com deficiência física em aulas de Educação Física em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola regular. Foram observadas sete aulas de Educação Física da turma, as informações foram registradas em uma Ficha de Observação e, posteriormente, foi aplicada uma entrevista com roteiro pré-estabelecido ao aluno com deficiência. Os dados foram analisados a partir de duas categorias: a) Aluno com Deficiência e a Participação nas Aulas de Educação Física e b) O Relacionamento entre aluno com Deficiência e Colegas. A partir dos dados observou-se que a maioria das atividades propostas pela professora nas aulas de Educação Física favoreceu a inclusão do aluno que possuía deficiência física, além disso, houve interação entre ele e os colegas. Sendo assim, podemos afirmar que a inclusão está sendo efetivada na turma e nas aulas de Educação Física pesquisadas.




Palavras-chave: Educação Inclusiva. Inclusão. Educação Física. Deficiência Física.

 

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Biografía del autor/a

Luciana Erina Palma, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria e Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria.

Greice Rosso Lehnhard, UFSM

Especializanda em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde e Educação Física Escolar pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria

Publicado

2012-03-26

Cómo citar

Palma, L. E., & Lehnhard, G. R. (2012). <b> Aulas de educação física e inclusão: um estudo de caso com a deficiência física </b>. Revista De Educación Especial, 25(42), 115–126. https://doi.org/10.5902/1984686X2284

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua