<b>INCLUSÃO DIGITAL: ESPAÇO POSSÍVEL PARA PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS</b>
Resumen
Focalizamos neste trabalho possibilidades de criar novas alternativas para a Educação Especial com o apoio das tecnologias da informação e comunicação, presentes no mundo atual, principalmente relacionadas aos ambientes virtuais. Iniciamos com a descrição do contexto do NIEE em que nossa experiência se insere. Apresentamos um referencial teórico que dá suporte á criação de ambientes de aprendizagem virtuais/digitais, para produções cooperativas, visando o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo de alunos com necessidades educativas especiais. Trazemos experiências por nós realizadas , dentro dessa perspectiva, que destacam intercâmbios/trocas/cooperação com o outro, explorando o potencial que os ambientes virtuais podem oferecer visando a inclusão digital/social desses usuários.
Palavras-chave: Ambientes digitais/virtuais; Informática na Educação Especial; Desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo ; inclusão digital/social.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).