<b> Cartografia através de modelos táteis: uma contribuição ao ensino de deficientes visuais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X2115Palabras clave:
Tactile cartography, Vision disabled people, Perception.Resumen
O presente artigo meandra entre um relato de pesquisa, um ensaio teórico e uma revisão de literatura na área da cartografia tátil; ramo da cartografia especializado na confecção de produtos cartográficos para deficientes visuais. Assim, no presente texto, os pesquisadores do LTIG/ PUCRS partilham seus entendimentos acerca da construção de representações espaciais táteis, expondo ideias, críticas e reflexões éticas envolvidas em tais atividades, bem como, ao longo da explanação, revisam a literatura específica disponível atualmente. Os autores defendem o retorno ao concreto como condição de possível abandono de um mundo cada vez mais propenso à homogeneidade e à aplainação.Palavras-chave: Cartografia tátil. Deficientes visuais. Percepção.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).