<b>Integrando as diferenças: crianças com necessidades especiais no ensino regular </b>
Abstract
A integração de crianças com necessidades especiais no ensino regular tem sido uma questão recorrente nos últimos anos. Entendendo a integração como a ampliação da participação do sujeito nas situações comuns e a possibilidade do exercício da cidadania. Este artigo tem como objetivo divulgar as atividades de pesquisa realizadas em uma escola de Florianópolis visando identificar pontos de intervenção para a efetiva integração. A pesquisa foi desenvolvida a partir da entrevista com professores, criação de grupo de encontro, observação de sala de aula com criança com necessidades especiais e acompanhamento do Serviço de Apoio Pedagógico (SAP), criado pela Secretaria Estadual de Educação e Inovação de Santa Catarina para atender crianças diagnosticadas como portadoras de deficiência mental leve matriculadas no ensino regular. O diálogo estabelecido com a professora do SAP, com os professores das classes regulares e alunos possibilitou o esclarecimento de muitas questões práticas referentes à integração, o que proporcionou a delimitação das atividades e as possibilidades de intervenção. Além disso, revelou dificuldades relacionadas à formação dos professores para lidar com a integração; a falta de clareza quanto ao diagnóstico de alguns alunos considerados com necessidades especiais e questões sobre a avaliação Para compreender esta realidade utilizamos Vygotsky e a partir de suas idéias propomos algumas estratégias pedagógicas. Esta pesquisa revelou aspectos interessantes relacionados à integração (inclusão) social das crianças com necessidades especiais e identificou problemas para consolidação desta integração.
Palavras-chave: Necessidades Especiais. Ensino Regular. Integração.
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