Docentes no ensino superior: ressignificando as diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67187

Palavras-chave:

Docência no Ensino Superior, Diferenças, Pensadores Marx, Vygotsky e Deleuze.

Resumo

A representação de professores no ensino superior brasileiro é desigual de acordo com os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (BRASIL, 2020) quanto ao gênero, à raça, etnias, pessoas com deficiência e identidades de gênero. Isto ocorre por diversos contextos históricos, culturais e no que concerne a padrões e diferenças. Buscamos neste estudo um diálogo com os pensadores Marx, Vygotsky e Deleuze, que destacam conceitos importantes à discussão pertinente para refletirmos a realidade da contemporaneidade educacional. O objetivo deste estudo é analisar os norteadores teóricos que abordam a diferença, educação e o trabalho, dialogando com a presença dos diferentes grupos identitários na docência da educação superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Os resultados provenientes da pesquisa destacam a importância da discussão e exposição das diferenças, que não configuram o cenário da educação superior brasileira, devido à homogeneização, que dificulta o ingresso de professores universitários considerados fora do padrão, bem como a lucratividade e mercantilização existente no âmbito educacional. A sociedade normativa precisa ser transformada para que as diferenças não sejam impeditivas de ingresso laboral e que existam condições equitativas aos cargos na educação.

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Biografia do Autor

Mariana Pinkoski de Souza, Universidade La Salle Unilasalle, Canoas, RS

Doutoranda na Universidade La Salle Unilasalle, Canoas, RS, Brasil.

Letícia Laureano dos Santos, Universidade do Rio dos Sinos Unisinos, São Leopoldo, RS

Doutoranda na Universidade do Rio dos Sinos Unisinos, São Leopoldo, RS, Brasil.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle Unilasalle, Canoas, RS

Professor pós-doutor da Universidade La Salle Unilasalle, Canoas, RS, Brasil.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle Unilasalle, Canoas, RS

Professora doutora da Universidade La Salle Unilasalle, Canoas, RS, Brasil.

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Publicado

2022-09-22

Como Citar

Souza, M. P. de, Santos, L. L. dos, Fossatti, P., & Jung, H. S. (2022). Docentes no ensino superior: ressignificando as diferenças. Revista Educação Especial, 35, e34/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X67187