<b>O SIGNIFICADO DO JOGO E DO BRINQUEDO NO PROCESSO INCLUSIVO: CONHECENCO NOVAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR </b>

Autores

  • João Pedro Alcantara Gil Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Carine Scheeren Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Helen Denise Daneres Lemos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Simone De Mamann Ferreira Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo pretende discutir o significado do jogo e do brinquedo como metodologia dentro do processo de inclusão de crianças com necessidades especiais em escolas de ensino fundamental - educacação infantil e séries iniciais . Procura relatar os diferentes modelos históricos da deficiência na sociedade, bem como as progressivas relações entre o jogo e a educação nesses períodos. Trata brevemente de alguns conceitos como necessidades especiais e necessidades educativas especiais, sobre inclusão e suas inúmeras particularidades, assim como conduz a algumas conclusões obtidas pelo grupo de pesquisadores neste trabalho.

Palavras Chave: jogo, brinquedo, metodologias

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Como Citar

Gil, J. P. A., Scheeren, C., Lemos, H. D. D., & Ferreira, S. D. M. (2012). <b>O SIGNIFICADO DO JOGO E DO BRINQUEDO NO PROCESSO INCLUSIVO: CONHECENCO NOVAS METODOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR </b>. Revista Educação Especial, 75–88. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5109

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua