Educação e saúde: um diálogo necessário às políticas de atenção integral para as pessoas com deficiência

Nelma Alves Marques Pintor, Juan Clinton Llerena Jr., Valdelúcia Alves Costa

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/4935

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância do diálogo entre a educação e a saúde, pensadas como políticas públicas basilares no contexto da atenção integral às pessoas com deficiência. É notória a dificuldade enfrentada por essas áreas para estabelecer um diálogo convergente que resulte no planejamento de ações intersetoriais para a promoção da saúde, qualidade de vida e inclusão social e educacional dos deficientes, principalmente os deficientes mentais. Com base em estudos de autores brasileiros buscamos elucidar alguns fatos que reforçam a necessidade do diálogo e que não justificam a perpetuação do hiato entre esses campos do conhecimento. Apresenta os resultados parciais de uma experiência de intersetorialidade entre essas áreas na Rede Municipal de Ensino de Niterói (Rio de Janeiro, Brasil) com alunos com deficiência, na qual se destaca a ausência de uma cultura de participação popular nas políticas públicas locais.

Palavras-chave: Inclusão Escolar; Deficiência; Intersetorialidade; Políticas Públicas; Promoção a Saúde.


Palavras-chave


School Inclusion; Disability; Intersectoral; Public policy; Health Promotion.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4935

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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