Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem: diversidade e inclusão escolar

Fabio Aléssio Alfredo Covatti, Julianne Fischer

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/4085

Este artigo teve como objetivo analisar as concepções e instrumentos de avaliação escolar por meio dos dizeres de professores do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Bombinhas/SC, sob a óptica teórica dos princípios da inclusão e avaliação escolar, nas resoluções mais recentes do MEC sobre diversidade e nas contribuições de Vygotsky. Optamos pela pesquisa qualitativa e como coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada. Para nortear a interpretação dos dizeres, utilizamos a análise de conteúdo. Compreendemos que os professores tendem a modificar pouco suas estratégias e métodos de ensino, procurando avaliar a todos de maneira igual, tornando assim comprometido a abrangência das diferenças na escola.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Inclusão escolar; Pesquisa qualitativa.


Palavras-chave


Evaluation of learning; Inclusion at school; Qualitative research.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4085

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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