Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X39198

Palavras-chave:

Palavras-chave, Altas Habilidades/Superdotação, Políticas Públicas, Censo Escolar.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos históricos e conceituais das Altas Habilidades/Superdotação, relacionando-os com as políticas públicas existentes atualmente no Brasil. A partir dessa apresentação, busca-se estabelecer uma interface com os dados estatísticos referentes às matrículas na Educação Básica nos sistemas de ensino brasileiros. Como método, optou-se por uma pesquisa de análise documental por meio de estudos das legislações e políticas vigentes e do Censo Escolar (2013 a 2018). Para análise, buscamos teóricos e pesquisadores da área, como Renzulli; Reis (1986), Gama (2006), Pérez (2004, 2006, 2016), Sabatella (2008), Virgolim (2007, 2014), entre outros. O resultado aponta que o número de matrículas tem crescido, porém, ainda de forma lenta, pressupondo que há uma lacuna na identificação desses potenciais e um distanciamento entre o que está sendo realizado e o que é preconizado pela legislação educacional. Há a necessidade de uma constante reflexão e de estudos sobre políticas para Altas Habilidades/Superdotação, a fim de que sejam conhecidas e reconhecidas no campo educacional para fortalecer as ações.

 

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Biografia do Autor

Fanny Bianca Mette de Faveri, FURB- Universidade Regional de Blumenau

 Mestranda na Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Marcia Regina Selpa Heinzle, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Professora doutora na Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Faveri, F. B. M. de, & Heinzle, M. R. S. (2019). Altas Habilidades/Superdotação: políticas visíveis na educação dos invisíveis. Revista Educação Especial, 32, e118/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X39198

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua