Análise teórica de itens de uma escala americana para avaliação do atendimento em creches inclusivas brasileiras

Lisandrea Rodrigues Menegasso Gennaro, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3155

Com a proposta de uma educação infantil inclusiva, são necessários mecanismos para avaliar a qualidade da educação infantil para crianças com necessidades educacionais especiais. A escala Infant/Toddler EnvironmentRating Scale Revised avalia a qualidade de ambientes coletivos de educação infantil sob diferentes aspectos como ambiente físico, interação, atividadese atendimento às crianças com necessidades especiais. Estudos vêm investigando a viabilidade da ITERS-R para o contexto brasileiro. Na direção destes estudos, a pesquisa teve como objetivo verificar a compreensão dostermos e a pertinência do conteúdo dos itens da Infant/Toddler EnvironmentRating Scale – Revised Edition, relacionados a pessoas com deficiência. Foram identificados e traduzidos 12 itens da escala que se referem às necessidades educacionais especiais por especialista bilingue. Os itens foram submetidos à análise de conteúdo por sete especialistas em educação infantil e educação especial, para que avaliassem a pertinência dos itens, e à análise semântica por sete alunos do curso de psicologia, por meio de registro em protocolos de respostas. Os dados foram transcritos e analisadosde maneira qualitativa. Os resultados indicaram que os itens são pertinentes e apontam caminhos para torná-los mais acurados para avaliação de creches brasileiras. Conclui-se que os itens analisados podem contribuir para a promoção e avaliação da qualidade em creches, em relação às pessoascom deficiência, ainda que haja a necessidade de aprimorar a acurácia doconteúdo dos itens.

Palavras-chave: Creche; Avaliação de qualidade; Escala ITERS-R.


Palavras-chave


Infant educational environments; Evaluation of quality; Scale ITERS-R.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3155

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________