A utilização de material didático manipulável e da geometria fractal para o aprendizado dos conceitos de área e perímetro de quadrados: um estudo de caso envolvendo uma estudante com baixa visão

Autores

  • Ana Paula Poffo Koepsel Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.
  • Tânia Baier Professora Doutora da Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X26287

Palavras-chave:

Baixa visão, Geometria fractal, Área, Perímetro,

Resumo

Este artigo apresenta o relato de um estudo de caso relacionado com os conteúdos matemáticos área e perímetro de quadrados. Visando contemplar temas da Matemática criados na contemporaneidade, foi estudado o fractal Tapete de Sierpinski, cuja construção está relacionada com quadrados. A vivência pedagógica ocorreu com uma criança que tem baixa visão, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Blumenau (SC), com o intuito de contribuir para o aprendizado dos conceitos de área e perímetro de quadrados. No texto, inicialmente, são apresentadas algumas considerações para o atendimento educacional de deficientes visuais. Em seguida são abordados os tópicos de geometria euclidiana e fractal, que foram enfocados na ação pedagógica relatada. Finalizando, é descrito o material didático manipulável, cortado em E.V.A., previamente analisado e aprovado pela professora da sala multifuncional da escola frequentada pela estudante, sendo relatada a sua aplicação e apresentados os resultados obtidos. A estudante não apresentou dificuldades em identificar as figuras apresentadas no material, realizou de modo correto a contagem dos quadrados e compreendeu os conceitos de área e perímetro de quadrados. No entanto, encontrou dificuldade no uso da régua adaptada, confundindo a origem do objeto com o zero onde deve ser iniciada a medida. A manipulação do material didático descrito neste artigo auxiliou no entendimento dos conceitos área e perímetro de quadrados e também possibilitou a construção, por meio do encaixe de peças, do fractal Tapete de Sierpinski.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Koepsel, A. P. P., & Baier, T. (2019). A utilização de material didático manipulável e da geometria fractal para o aprendizado dos conceitos de área e perímetro de quadrados: um estudo de caso envolvendo uma estudante com baixa visão. Revista Educação Especial, 32, e4/ 1–15. https://doi.org/10.5902/1984686X26287

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua