A Inclusão de Estudantes com Autismo na Rede Municipal de Ensino de Maceió

Daniela Mendonça Ribeiro, Nínive Rodrigues Cavalcanti de Melo, Ana Carolina Sella

Resumo


O movimento pela inclusão escolar vem resultando no aumento do número de matrículas de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) nas escolas regulares. Dentre esses estudantes, encontram-se aqueles com autismo, que apresentam déficits na comunicação e interação social e padrões de comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Há evidências, na literatura, que intervenções educacionais são as mais eficazes para minimizar os déficits apresentados por crianças com autismo. Portanto, faz-se necessário avaliar os aspectos qualitativos de acesso desta população ao ensino regular. O objetivo deste estudo foi investigar a inclusão de estudantes com autismo na rede municipal de ensino de Maceió, sob a perspectiva de seus professores. Participaram 26 professores e dois auxiliares de ensino de 22 escolas que caracterizaram 30 estudantes com autismo. Foram utilizados um questionário semiestruturado e a escala Childhood Autism Rating Scale (CARS). Os resultados evidenciam o déficit na formação específica dos professores para o ensino de estudantes com autismo e os reflexos deste déficit em uma quase ausência de planejamento, materiais e avaliações diferenciados. Verifica-se, portanto, que a inclusão de estudantes com autismo na rede municipal de ensino de Maceió não tem conseguido cumprir um de seus pressupostos principais, a promoção da aprendizagem desses estudantes por meio da atenção individualizada necessária para tal. 


Palavras-chave


Educação Especial; Educação Inclusiva; Autismo

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X25264

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

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