(Re)leitura dos “olhares benfazejos” na Carta de Dacier: deficiência, legislação e educação

Autores

  • Valmôr Scott Junior Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X22495

Palavras-chave:

Deficiência, Legislação, Educação.

Resumo

A Carta de Dacier é um documento que entrega o Relatório elaborado pelo Dr. Itard a respeito do jovem Victor, o Selvagem do Aveyron, ao Ministro do Interior. Neste encaminhamento solicita que a educação do jovem não seja abandonada e que o Governo continue a lançar olhares benfazejos sobre o rapaz. A partir desta solicitação, o presente artigo reflete sobre o modo como os fatores: deficiência, legislação e educação, determinam a produção do sujeito com deficiência e seus reflexos em relação a estas pessoas. Os relatos de “retardamento mental” de Victor confirmam a condição da deficiência. Precisamente, este estudo tem como objetivo: compreender e problematizar a constituição do sujeito com deficiência e seus reflexos em políticas governamentais para a educação destes indivíduos. O artigo seguiu os preceitos do estudo exploratório por meio de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam que, na atualidade, é possível realizar uma (re)leitura da Carta direcionada ao contexto do Brasil, com a problematização dos “olhares benfazejos” do governo. A educação da pessoa com deficiência urge da análise sobre a produção da identidade destes sujeitos no decorrer da história. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmôr Scott Junior, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, Pelotas, RS, Brasil.

Professor Adjunto da Faculdade de Direito/UFPel, com Doutorado em Educação/UFSM; Professor na área de Direito e Educação.

Downloads

Publicado

2016-11-07

Como Citar

Scott Junior, V. (2016). (Re)leitura dos “olhares benfazejos” na Carta de Dacier: deficiência, legislação e educação. Revista Educação Especial, 29(56), 571–582. https://doi.org/10.5902/1984686X22495

Edição

Seção

Dossiê: ITARD e VICTOR – Educação Especial na contemporaneidade

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.