<b> Cartografia através de modelos táteis: uma contribuição ao ensino de deficientes visuais

Autores

  • Cleomar Graef de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Donarte Nunes dos Santos Júnior Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Regis Alexandre Lahm Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2115

Palavras-chave:

Tactile cartography, Vision disabled people, Perception.

Resumo

O presente artigo meandra entre um relato de pesquisa, um ensaio teórico e uma revisão de literatura na área da cartografia tátil; ramo da cartografia especializado na confecção de produtos cartográficos para deficientes visuais. Assim, no presente texto, os pesquisadores do LTIG/ PUCRS partilham seus entendimentos acerca da construção de representações espaciais táteis, expondo ideias, críticas e reflexões éticas envolvidas em tais atividades, bem como, ao longo da explanação, revisam a literatura específica disponível atualmente. Os autores defendem o retorno ao concreto como condição de possível abandono de um mundo cada vez mais propenso à homogeneidade e à aplainação.

Palavras-chave: Cartografia tátil. Deficientes visuais. Percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Oliveira, C. G. de, Santos Júnior, D. N. dos, & Lahm, R. A. (2010). <b> Cartografia através de modelos táteis: uma contribuição ao ensino de deficientes visuais. Revista Educação Especial, 1(1). https://doi.org/10.5902/1984686X2115

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua