A evasão de estudantes com deficiência na rede federal de educação profissional em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X19152Palavras-chave:
Estudante com deficiência, Evasão escolar, Educação profissionalResumo
Este artigo aborda uma pesquisa sobre os fatores associados à evasão de estudante com deficiência na educação profissional técnica de nível médio, bem como fatores que contribuem para a sua permanência e certificação. Para examinar a evasão escolar desses sujeitos, foi realizada uma análise descritiva de questionários aplicados a alunos evadidos das escolas técnicas federais de Minas Gerais, no período de 2007 a 2010, bem como dos dados do Censo Escolar do INEP sobre as escolas técnicas federais em Minas Gerais. Os resultados mostram que os fatores associados ao abandono escolar de alunos com deficiência apresentam aspectos similares aos dos alunos evadidos em geral. Abrangem, por exemplo, a dificuldade de conciliar estudo e trabalho. Há, contudo, aspectos que dizem respeito apenas aos alunos com deficiência, tais como a acessibilidade, a ausência do atendimento educacional especializado, inclusive domiciliar e hospitalar. Os estudos nos dados do censo escolar de 2007 a 2010 assinalam, também avanços em direção à organização de uma rede federal de educação técnica inclusiva em Minas Gerais.Downloads
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