Modelo de enriquecimento para toda a escola: um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação

Autores

  • Joseph Renzulli Conselho Brasileiro para Superdotação, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14676

Palavras-chave:

Enriquecimento, Superdotados, Melhoria de toda a Escola.

Resumo

O Modelo de Enriquecimento para toda a Escola (SEM) é amplamente implementado como um programa de enriquecimento utilizado com estudantes superdotados e talentosos academicamente e uma abordagem de enriquecimento geral para todas as escolas interessadas em desenvolver os pontos fortes e talentos de todos os educandos. O principal objetivo do SEM é a aplicação da pedagogia educacional para alunos superdotados ao enriquecimento total da escola e a uma aprendizagem desfrutável. O SEM proporciona experiências de aprendizagem enriquecidas e padrões de aprendizagem mais elevados para todas as crianças por meio de três objetivos: desenvolver talentos em todas as crianças, oferecer uma ampla gama de experiências de enriquecimento para todos os estudantes e proporcionar oportunidades de acompanhamento em nível avançado para os jovens com base em seus pontos fortes e interesses. O SEM focaliza o enriquecimento para todos os estudantes por meio de elevados níveis de engajamento e o uso de experiências de aprendizagem desfrutáveis e desafiadoras que são construídas em torno dos interesses, estilos de aprendizagem e modos de expressão preferidos dos estudantes.

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Biografia do Autor

Joseph Renzulli, Conselho Brasileiro para Superdotação, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela PUC-RS, Presidente e sócia fundadora do ConBraSD, vice-presidente e membro do Conselho técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades/Superdotação

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Publicado

2014-11-24

Como Citar

Renzulli, J. (2014). Modelo de enriquecimento para toda a escola: um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Revista Educação Especial, 27(50), 539–562. https://doi.org/10.5902/1984686X14676

Edição

Seção

Dossiê: Altas Habilidades/Superdotação