Adequação curricular: alternativas de suporte pedagógico na educação inclusiva

Lucia Pereira Leite, Sandra Eli Sartoreto Martins

Resumo


A organização da educação inclusiva é um processo lento e complexo, havendo a necessidade de investimentos em suportes para toda a equipe escolar. Visando divulgar uma das ações realizadas para a promoção de práticas educacionais inclusivas, numa rede municipal de ensino, de uma cidade do oeste paulista, este trabalho objetiva apresentar um manual elaborado para orientar os profissionais da educação na implementação das adequações curriculares individuais (ACIs) para alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs). O material foi constituído com base em três conjuntos de dados: 1) tabulação da avaliação das adequações curriculares já efetivadas; 2) revisão da literatura; 3) análise de temáticas que emergiram em reuniões de discussão de caso mediadas pelas pesquisadoras com: professores do Serviço de Apoio Pedagógico Especializado (SAPE) com professores e gestores do ensino comum, equipe técnico-pedagógica. A versão final do manual contempla aspectos teórico-operacionais sobre os temas: flexibilização e adequação curricular, educação inclusiva, definição de NEEs, funcionamento do SAPE; e se encerra com uma proposta modelo de ACI. Espera-se que o uso do material subsidie o trabalho pedagógico dos professores na proposição curricular para alunos que se encontram muito distantes do nível acadêmico esperado.



Palavras - chave: Educação Inclusiva; Educação Especial; Currículo.


Palavras-chave


Inclusive Education; Special Education; Curriculum.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X1420

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________