Desvios em Porto Alegre: Duas ações artísticas que incidem em rotas habituais da cidade
DOI :
https://doi.org/10.5902/2595523345277Mots-clés :
arte contemporânea, cidade, ação urbana, desvios.Résumé
Partindo do entendimento sobre avida regulamentada nas cidades globalizadas, o artigo trata de duas ações urbanas contemporâneas realizadas em períodos distintos, mas que trazem como denominador comum a presença das artistas propositoras no espaço público de Porto Alegre. Ambas ações têm como base o corpo e a cor e apontam novas formas de se relacionar e habitar a cidade, incidindo no cotidiano através da transfiguração do tempo e de pequenos desvios nos sistemas urbanos em que ocorrem.
Téléchargements
Références
ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: M. Fontes, 2003.
Entrevista de Marina Rombaldi à Marta Leite Montagnana. Disponível em: Identificar, relatar e marcar: Contrastantes entre experiências artísticas em Campinas e Porto Alegre. Dissertação de Mestrado em Poéticas Visuais. PPGAV, UFRGS, 2019.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. Annablume, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.
JACQUES, Paola Berenstein. Corpografias urbanas. Arquitextos. São Paulo: Vitruvius, ano 08, n. 093.07, fev. 2008. Disponível em: <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.093/165>. Acesso em 15 de maio de 2020.
------------------------------. Elogio aos errantes: breve histórico das errâncias urbanas. Arquitextos. São Paulo: Vitruvius, ano 05, n. 053.04, out. 2004. Disponível em: <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.053/536>. Acesso em 15 de maio de 2020.
BORJAS-VILLEL, Manuel J.; VELÁSQUEZ, Teresa. (curadoria). Lygia Pape: espaço imantado. Textos de Paulo Herkenhoff [et al.]. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2012.
PECHMAN, Robert; KUSTER, Eliana. “Também sem a feli(z)cidade se vive: um panorama de encontros e desencontros pelas ruas das cidades contemporâneas”. In: JACQUES, Paola B. (org); BRITTO, F. D. Corpocidade: debates, ações e articulações. Salvador: EDUFBA, 2010. p. 80-105.
REIS, Paulo. Arranjos e Circuitos. Permanente, v. 2, n. 4, 2013. Disponível em:<
http://www.forumpermanente.org/rede/numero/rev-numero4/pauloreispra4>. Acesso em 16 de maio de 2020.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
---------------------. O tempo nas cidades. In: O TEMPO NA FILOSOFIA E NA HISTÓRIA, 1989, São Paulo. (Texto extraído da transcrição da conferência). Coleção Documentos, série Estudos Sobre o tempo, fevereiro de 2001.
TELLES, Martha. Cildo Meireles: a poética do desvio. Poiésis, Niterói, v. 18, n. 29, p. 281-293, Jan-Jun. 2017.
ZANATTA, Cláudia Vicari. Habitar: lugares de ver e de intervir com a cidade. Dissertação de Mestrado em Poéticas Visuais. PPGAV, UFRGS. 2005. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/3933>. Acesso em 16 de maio de 2020.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2022-03-04 (2)
- 2020-07-20 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).