The iconography under review
DOI:
https://doi.org/10.5902/2595523333833Keywords:
Iconography, Iconology, Erwin PanofskyAbstract
This text discusses the actuality of the iconographic approach. From the concept definition based on Erwin Panofsky, it relates some developments and critiques about this field of knowledge. It points out possibilities of application of iconography in the study of contemporary art based on two theoretical researches guided by the authors in the Postgraduate Program in Visual Arts of UFSM.Downloads
References
ALPERS, Svetlana. A arte de descrever. São Paulo: Edusp, 1999.
ARASSE, Daniel. Le Détail: pour une histoire rapproché de la peinture. Paris: Flammarion, 1996.
BAXANDALL, Michel. O olhar renascente: pintura e experiência social da Itália na Renascença. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
BAXANDALL, Michel. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
DA VINCI, Leonardo da. Sainte Anne, la Vierge et l' Enfant jouant avec un agneau, dite La Sainte Anne. Crédito da Imagem: Museu du Louvre/ René-Gabriel Ojéda. Disponível em: https://www.louvre.fr/en/oeuvre-notices/virgin-and-child-saint-anne . Acesso em: 18 fev. 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant L'Image: question posée aux fins d'une histoire de l'art. Paris: De Minuit, 1990.
FLORES, Gicelda de Lucca; MOREIRA, Altamir. A visualidade existencial na obra de Karin Lambrecht. In: ENCONTRO DA ANPAP, 24, 2015, Santa Maria. Anais... Santa Maria: 2015a. p. 805-823.
FLORES, Gicelda de Lucca. Karin Lambrecht: questões sobre uma visualidade existencial. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015b.
FREUD, Sigmund. Leonardo da Vinci e uma lembrança de Sua Infância - O Moisés de Michelangelo. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
MAHÍQUES, Rafael García. Iconografía e iconología: la historia de arte como historia cultural. Volumen I. Madrid: Ecuentro, 2008.
MARIN, Louis. Sublime Poussin. São Paulo: EDUSP, 2000.
MERQUIOR, José Guilherme. Formalismo e tradição moderna: o problema da arte na crise da cultura. São Paulo: USP, 1974.
MOREIRA, Altamir. A pintura mural religiosa, de Angelo Lazzarini, nas Igrejas da Quarta Colônia. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
MOREIRA, Altamir. Arte mural religiosa: questões sobre as obras de Angelo Lazzarini, e de Aldo Locatelli, nas Igrejas da Quarta Colônia. In: COLÓQUIO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 22., 2002. Anais... Porto Alegre: CBHA, 2002. Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/2002/textos/texto09.pdf . Acesso em 23 mar. 2018.
MOREIRA, Altamir. Aldo Locatelli e a Morte de São Luiz Gonzaga: sobrevivência das formas e expressão de sentimentos na pintura mural religiosa da Catedral de Novo Hamburgo. In: COLÓQUIO DO CBHA, 24., 2004, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: CBHA, 2004. Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/2004/textos/06_altamir_moreira.pdf
MOREIRA, Altamir. Angelo Lazzarini e a pintura mural religiosa nas igrejas da Quarta Colônia. In: BULHÕES, Maria Amélia. Memória em caleidoscópio: artes visuais no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2005, p. 27 - 45.
MOREIRA, Altamir. A morte e o além: iconografia da pintura mural religiosa da região central do Rio Grande do Sul (século XX). 2006. Tese (Doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
MOREIRA, Altamir. Didi-Huberman: Reflexões sobre a síntese e o sintoma na teoria da arte. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 30., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CBHA, 2010. Disponível em: http://www.cbha.art.br/pdfs/cbha_2010_moreira_altamir_res.pdf .
PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia: temas humanísticos na arte do renascimento. Lisboa: Estampa, 1995.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2017.
RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano: introducción general. Madrid: Del Serbal, 2000.
RIPA, Cesare. Della novissima iconologia del Cavalier Cesare Ripa Pervgino. Veneza: Cristoforo Tomafini, 1645. Arquivo PDF. Disponível em: https://archive.org/details/iconologia00ripa . Acesso em: 23 mar. 2018.
TREVISAN, Armindo. O rosto de Cristo: a formação do imaginário e da arte cristã. Porto Alegre: AGE, 2003.
TREVISAN, Armindo. A escultura dos Sete Povos. Porto Alegre: Movimento, 1978.
WEB ART GALLERY. Rosso Fiorentino. Esponsais da Virgem, 1523. 325 × 250 cm. Óleo sobre madeira. Basílica de São Lorenço, Florença. Créditos da Imagem: Web Gallery of Art: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7767054 . Acesso em: 24 mar. 2018.
WITECK, Ana Paula. A Vanitas em obras de arte contemporânea: um estudo iconográfico. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012a.
WITECK, Ana Paula. Vanitas na arte contemporânea: um estudo iconográfico de obras de Nigel Cooke e Luis Zerbini. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE DA UFPEL, 11., 2012, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPEL, 2012b. ISSN: 2237-1923. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/1709/1588 .
WITECK, Ana Paula. Exposições de arte contemporânea dedicadas à Vanitas: um retorno do gênero? In: CICLO DE INVESTIGAÇÕES DO PPGAV - UDESC, 5., 2011, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UDESC, 2011. ISSN:1982-1875. Disponível em: http://docplayer.com.br/41650506-Exposicoes-de-arte-contemporanea-dedicadas-a-vanitas-um-retorno-do-genero.html .
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).