SACOMP: Integrando os Estudantes de Computação com o Mercado de Trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190467935

Palavras-chave:

Semana acadêmica, Tecnologia, Ciência da computação,

Resumo

Este trabalho apresenta um evento acadêmico, realizado anualmente, que busca a integração entre alunos, professores e profissionais do mercado de tecnologia. A Semana Acadêmica da Computação (SACOMP) acontece na cidade de Pelotas, Candy Valley brasileiro, e é organizado pelos alunos de computação da Universidade Federal de Pelotas, atendendo diversos cursos de tecnologia da região Sul do estado. O principal objetivo do evento é oferecer palestras e minicursos de tópicos que são tendência na indústria com o intuito de unir a comunidade acadêmica ao mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alvares, R. V.; Loutfi, M. S.; Campos, N de S. (2020). Onde estão Meus Egressos? Relato sobre um Mapeamento Automatizado da Vida Profissional dos Formados em Sistemas de Informação da UNIRIO. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 56-60. ISSN 2595-6175.

Capovilla, S. L., & Santos, A. A. A. (2001). Avaliação da influência de atividades extramuros no desenvolvimento pessoal de universitários. Psico-USF, 6, 49-58.

Carvalho, L.; Santos, A.; Nakamura, F.; Oliveira, E. (2019). Detecção precoce de evasão em cursos de graduação presencial em Computação: um estudo preliminar. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 233-243.

De Lucena, Leonardo Bandeira; De Andrade, Giovana Lorena Costa; Soares, Elisa de Fátima Andrade; Dos Santos Júnior, Wilton Silva; De Oliveira, Álvaro Gabriel Gomes; Batista, Lígia Maria de Souza Dantas; Gomes, Daniel Alves; De Lima, Rommel Wladimir. As ações do pet no desenvolvimento do curso de Ciência da Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018.

Diniz, A. M.; Almeida, L. S. (2006). Adaptação à Universidade em estudantes do primeiro ano: Estudo diacrónico da interação entre o relacionamento com pares, o bem-estar pessoal e o equilíbrio emocional. Aná. Psicológica, Lisboa , v. 24, n. 1, p. 29-38. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100004&lng=pt&nrm=iso> acesso em 20 mar. 2021.

Durayski, J. "Tomas um mate?": uma análise da cultura de consumo do chimarrão em um contexto urbano. 2013. 117 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo.

Hoed, R. M. Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de computação. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - Departamento de Ciência da Computação, Universidade de Brasília.

Jesus, C.; Santana, B.; Bittencourt, R. (2019) Oficinas de Aprendizagem de Programação com Scratch e Python em um Curso de Engenharia de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 31-40.

Ramos, K. P. Análise sobre o perfil dos alunos evadidos nos cursos de Computação da UFPel usando mineração de dados. 2018. Monografia. Bacharel em Ciência da Computação - Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas.

Rocha, T.; Santos, E.; Júnior, V.; Souza, C. (2019). Comparação entre o Perfil dos Evadidos e dos Egressos de um Curso de Tecnologia. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 404-413. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/6646/6542> acesso em 18 mar. 2021.

SACOMP - UFPel. O que é a Sacomp?. Site Sacomp. Online. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/sacomp/> acesso em 18 set. 2020.

Silva, I, F. A.; Silva, I. M. M. e Santos, M. S. (2009). Análise de problemas e soluções aplicadas ao ensino de disciplinas introdutórias de programação. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife–PE. Disponível em: acesso em 18 mar. 2021.

Suehiro, A. C. B. (2004) Estudante universitário: características e experiências de formação. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 9, n. 1, p. 105-106, June 2004 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000100013&lng=en&nrm=iso>. accesso em 24 mar. 2021.

Teixeira, M. A. P.; Dias, A. C. G.; Wottrich, S. H. e Oliveira, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 12, n. 1, p. 185-202. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S1413-85572008000100013 & lng= en nrm=iso> acesso em 24 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Silveira de Oliveira, P. G., Schmegel, D. M., Ghisleni Zolinger, D., K. Santos, M., Quevedo Jurgina, L., Sanchotene de Aguiar, M., & Soares da Rosa Júnior, L. (2021). SACOMP: Integrando os Estudantes de Computação com o Mercado de Trabalho. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(3), 65–74. https://doi.org/10.5902/2448190467935

Edição

Seção

Artigos PET

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)