SACOMP: Integrando os Estudantes de Computação com o Mercado de Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190467935Schlagworte:
Semana acadêmica, Tecnologia, Ciência da computação,Abstract
Este trabalho apresenta um evento acadêmico, realizado anualmente, que busca a integração entre alunos, professores e profissionais do mercado de tecnologia. A Semana Acadêmica da Computação (SACOMP) acontece na cidade de Pelotas, Candy Valley brasileiro, e é organizado pelos alunos de computação da Universidade Federal de Pelotas, atendendo diversos cursos de tecnologia da região Sul do estado. O principal objetivo do evento é oferecer palestras e minicursos de tópicos que são tendência na indústria com o intuito de unir a comunidade acadêmica ao mercado de trabalho.Downloads
Literaturhinweise
Alvares, R. V.; Loutfi, M. S.; Campos, N de S. (2020). Onde estão Meus Egressos? Relato sobre um Mapeamento Automatizado da Vida Profissional dos Formados em Sistemas de Informação da UNIRIO. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 56-60. ISSN 2595-6175.
Capovilla, S. L., & Santos, A. A. A. (2001). Avaliação da influência de atividades extramuros no desenvolvimento pessoal de universitários. Psico-USF, 6, 49-58.
Carvalho, L.; Santos, A.; Nakamura, F.; Oliveira, E. (2019). Detecção precoce de evasão em cursos de graduação presencial em Computação: um estudo preliminar. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 233-243.
De Lucena, Leonardo Bandeira; De Andrade, Giovana Lorena Costa; Soares, Elisa de Fátima Andrade; Dos Santos Júnior, Wilton Silva; De Oliveira, Álvaro Gabriel Gomes; Batista, Lígia Maria de Souza Dantas; Gomes, Daniel Alves; De Lima, Rommel Wladimir. As ações do pet no desenvolvimento do curso de Ciência da Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 26. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018.
Diniz, A. M.; Almeida, L. S. (2006). Adaptação à Universidade em estudantes do primeiro ano: Estudo diacrónico da interação entre o relacionamento com pares, o bem-estar pessoal e o equilíbrio emocional. Aná. Psicológica, Lisboa , v. 24, n. 1, p. 29-38. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100004&lng=pt&nrm=iso> acesso em 20 mar. 2021.
Durayski, J. "Tomas um mate?": uma análise da cultura de consumo do chimarrão em um contexto urbano. 2013. 117 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo.
Hoed, R. M. Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de computação. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) - Departamento de Ciência da Computação, Universidade de Brasília.
Jesus, C.; Santana, B.; Bittencourt, R. (2019) Oficinas de Aprendizagem de Programação com Scratch e Python em um Curso de Engenharia de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 31-40.
Ramos, K. P. Análise sobre o perfil dos alunos evadidos nos cursos de Computação da UFPel usando mineração de dados. 2018. Monografia. Bacharel em Ciência da Computação - Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade Federal de Pelotas.
Rocha, T.; Santos, E.; Júnior, V.; Souza, C. (2019). Comparação entre o Perfil dos Evadidos e dos Egressos de um Curso de Tecnologia. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 404-413. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/6646/6542> acesso em 18 mar. 2021.
SACOMP - UFPel. O que é a Sacomp?. Site Sacomp. Online. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/sacomp/> acesso em 18 set. 2020.
Silva, I, F. A.; Silva, I. M. M. e Santos, M. S. (2009). Análise de problemas e soluções aplicadas ao ensino de disciplinas introdutórias de programação. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife–PE. Disponível em: acesso em 18 mar. 2021.
Suehiro, A. C. B. (2004) Estudante universitário: características e experiências de formação. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 9, n. 1, p. 105-106, June 2004 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712004000100013&lng=en&nrm=iso>. accesso em 24 mar. 2021.
Teixeira, M. A. P.; Dias, A. C. G.; Wottrich, S. H. e Oliveira, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 12, n. 1, p. 185-202. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S1413-85572008000100013 & lng= en nrm=iso> acesso em 24 mar. 2021.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.