Caracterização de peças de madeira produzidas em serraria visando o controle de qualidade.

Jackson Roberto Eleotério, Lindolfo Storck, Sidinei José Lopes

Resumo


A precisão das dimensões é uma característica que determina a qualidade de uma peça de madeira. Um estudo, numa serraria localizada em Cachoeira do Sul, RS, foi realizado com o objetivo de quantificar a magnitude da média e da variância das dimensões das peças de madeira produzidas. A largura e a espessura das peças produzidas por quatro tipos de serras foram avaliadas. Duas serras cortam as toras na largura e duas serras cortam na espessura. Foram calculadas as médias, variâncias e os intervalos de confiança para a média e a variância dentro e entre peças das dimensões de largura e espessura. Os resultados mostram que o corte das peças de madeira segue uma distribuição normal sem tendências.


Palavras-chave


Pinus spp., mechanical processing, quality control.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAVO, P.C. Controle Estatístico da Qualidade In: REUNIÃO ANUAL BRASILEIRA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE BIOMETRIA, 40a E SIMPÓSIO DE ESTATÍSTICA APLICADA À EXPERIMENTAÇÃO AGRONÔMICA, 6o , Ribeirão Preto, 1995. Minicursos. Ribeirão Preto: USP, 1995.

NOCK, H. P., RICHTER, H. G. Tópicos de Tecnologia da Madeira - Controle de Qualidade na Indústria Madeireira. Curitiba: UFPr-Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, 1979.

PONCE, R. H. Tecnologia de Desdobro de Pinus e Eucalyptus: a busca da competitividade In: SIMPÓSIO FLORESTAL DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre: Ageflor, 1992.

PONCE, R. H. Novas Tecnologias de Desdobro e Beneficiamento de Madeira: a busca da competitividade In: ANAIS DO 7O CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO. Curitiba: SBS e SBEF, 1993. p 310-314.

STEEL, R.G.D., TORRIE, J.H. Principles and procedures of statistics. Nova York: McGraw Hill Book, 1960. 481p.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19805098328

Licença Creative Commons