AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO DA MATÉRIA-PRIMA NO PROCESSO PRODUTIVO DE PEÇAS <i>CLEAR BLOCKS</i>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1980509831588Palavras-chave:
beneficiamento da madeira, fornecedores de matéria-prima, plaina e destopadeira.Resumo
O setor madeireiro é caracterizado por ser uma grande fonte de geração de desperdícios. Assim, o efetivo controle das atividades produtivas é condição indispensável para que qualquer empresa possa competir no mercado. O objetivo do estudo foi avaliar o rendimento da matéria-prima em termos percentuais e financeiros de uma indústria de Clear Blocks, com intuito de definir as melhores variáveis para fornecedor, bitola e destopadeira. A metodologia envolveu a seleção das variáveis de interesse: fornecedor (interno e externo); bitola (67 e 92 mm) e destopadeira (corte de baixo para cima e de cima para baixo); a determinação do rendimento percentual total e por classe de qualidade através do balanço de material, e o financeiro através do custo da matéria-prima, custo de produção e preço de venda. A análise dos resultados foi realizada através da análise de variância multifatorial e teste de Tukey. O rendimento de matéria-prima em termos percentuais encontrado no estudo demonstrou a superioridade da bitola 92 mm frente a 67 mm, em virtude do maior aproveitamento das peças. Quanto ao fornecedor, observou-se melhor desempenho do externo frente ao interno devido à qualidade da madeira, entretanto, em termos financeiros, esta situação foi inversa em função do menor custo da matéria-prima do fornecedor Interno. Para a forma de processamento da destopadeira, não foi verificado diferença estatística entre os dois sistemas de corte.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA MADEIRA PROCESSADA MECANICAMENTE. Estudo Setorial 2009 - Ano Base 2008. Curitiba: ABIMCI, 2009, p. 45.
BORNIA, A. C. Mensuração das perdas dos processos produtivos: uma abordagem metodológica do controle interno. 1995. 125 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.
BRAND, M. A. et al. Avaliação do processo produtivo de uma indústria de manufatura de painéis por meio do balanço de material e do rendimento da matéria-prima. Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 28, n. 4, p. 553-562, 2004.
CORAL, E. Avaliação e gerenciamento dos custos da não qualidade. 1996. 152 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.
CUNHA, A. B. Avaliação do processo produtivo de uma indústria de clear blocks na Região Sul do Brasil. 2001. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba 2001.
FIORELLI, J.; DIAS, A. A.; COIADO, B. Propriedades mecânicas de peças com dimensões estruturais de Pinus spp: correlação entre resistência à tração e classificação visual. Revista Árvore, Viçosa, MG, v. 33, n. 4, p. 741- 750, 2009.
RIBAS, C. et al. Estudo da influência do diâmetro e do comprimento das toras de Pinus elliottii na produção de madeira serrada e de resíduos de serraria. Revista Instituto Florestal, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 50-65, 1989.
ROBERT, R. C. G. Controle de qualidade nas indústrias madeireiras e moveleiras. Revista da Madeira, Curitiba, v. 104, abr. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.