Análise dos fatores humanos e condições de trabalho no processamento mecânico primário e secundário da madeira.
DOI:
https://doi.org/10.5902/198050981754Palavras-chave:
fatores humanos, condições de trabalho e ergonomiaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os fatores humanos e as condições de trabalho dos funcionários que atuavam nas indústrias de processamento de madeira localizadas na região centro-sul do estado do Paraná, visando à melhoria da saúde, do bem-estar, da segurança, do conforto e da produtividade dos trabalhadores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais e medições dos trabalhadores. Os resultados demonstraram que os trabalhadores que atuam nas indústrias de processamento de madeira apresentaram um perfil de pessoa jovem, de origem urbana, casados, com poucos filhos e possuidores de casa própria. Os resultados ainda indicaram que o tempo médio dos trabalhadores na empresa era relativamente longo (75,5 meses), enquanto o tempo na função foi de 40,7 meses. O percentual de consumidores de cigarros e de bebidas alcoólicas foi significativo. As maiores reclamações sobre dores no corpo foram relativas as lombalgias, em razão ao levantamento de excesso de peso e a adoção de posturas inadequadas. O percentual de acidentes de trabalho foi considerado elevado com 43,3%.Downloads
Referências
ALVES, J. U.; MINETTI, L. J.; SOUZA, A. P.; GOMES, J. M. Avaliação dos fatores humanos e das condições de trabalho em viveiros florestais. Revista Árvore, v. 26, n. 1, p. 127-133, 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. 193 p.
FIEDLER, N. C. Análise de posturas e esforços despendidos em operações de colheita florestal no Litoral Norte do Estado da Bahia. 1998. 103p. Tese (Doutorado em Ciência Florestal) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1998.
GRANDJEAN, E. Fitting the task to the man: an ergonomic approach. London: Taylor e Francis, 1982. 379 p.
IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blucher, 1990. 465 p.
MINETTI, L. J. Análise de fatores operacionais e ergonômicos na operação de corte florestal com motosserra. 1996. 211p. Tese (Doutorado em Ciência Florestal) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1996.
SILVA, K. R. Análise de fatores ergonômicos em marcenarias no município de Viçosa, MG. 1999. 96 p. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais poderão ou não ser enviadas ao autor.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte seja citada. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.