Compreensão textual de artigos originais de pesquisa por graduandos em química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40024

Palavras-chave:

Compreensão textual, Artigo original de pesquisa, Química

Resumo

A leitura e compreensão de artigos originais de pesquisa (AOP) por graduandos em química proporciona uma maior capacidade na elaboração de críticas e no estabelecimento de relações entre conteúdos científicos. Mesmo se constituindo em habilidade tão relevante, pesquisas acerca da temática são escassas, principalmente no contexto nacional. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo principal a investigação da compreensão textual de AOP sobre o assunto biocombustível, extraído da revista Química Nova, por graduandos da área, no contexto de uma disciplina de comunicação científica. Para tanto, foi analisada, inicialmente, a retextualização realizada por um grupo de alunos de um AOP para exposição oral correspondente e, em seguida, foram estabelecidas relações entre tais operações e a compressão textual. A análise se deu a partir de estudos sobre operações de retextualização e compreensão textual, na perspectiva proposta por Marcuschi. Os resultados apontaram que a elaboração dos slides componentes da exposição oral ocorreu sem prejuízos ao propósito comunicativo estabelecido pelos autores do AOP, sugerindo a sua compreensão por parte dos graduandos.

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Biografia do Autor

Flávia Gabriele Sacchi, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP

Possui graduação em Licenciatura em Química na Universidade Federal de São Carlos. Atualmente está cursando Mestrado na área de Química, com ênfase no Ensino de Química pela Universidade de São Paulo.

Salete Linhares Queiroz, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pela Pennsylvania State University.

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Publicado

2020-09-03

Como Citar

Sacchi, F. G., & Queiroz, S. L. (2020). Compreensão textual de artigos originais de pesquisa por graduandos em química. Ciência E Natura, 42, e8. https://doi.org/10.5902/2179460X40024

Edição

Seção

40 ANOS - Edição especial de aniversário