Compreensão textual de artigos originais de pesquisa por graduandos em química
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40024Palavras-chave:
Compreensão textual, Artigo original de pesquisa, QuímicaResumo
A leitura e compreensão de artigos originais de pesquisa (AOP) por graduandos em química proporciona uma maior capacidade na elaboração de críticas e no estabelecimento de relações entre conteúdos científicos. Mesmo se constituindo em habilidade tão relevante, pesquisas acerca da temática são escassas, principalmente no contexto nacional. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo principal a investigação da compreensão textual de AOP sobre o assunto biocombustível, extraído da revista Química Nova, por graduandos da área, no contexto de uma disciplina de comunicação científica. Para tanto, foi analisada, inicialmente, a retextualização realizada por um grupo de alunos de um AOP para exposição oral correspondente e, em seguida, foram estabelecidas relações entre tais operações e a compressão textual. A análise se deu a partir de estudos sobre operações de retextualização e compreensão textual, na perspectiva proposta por Marcuschi. Os resultados apontaram que a elaboração dos slides componentes da exposição oral ocorreu sem prejuízos ao propósito comunicativo estabelecido pelos autores do AOP, sugerindo a sua compreensão por parte dos graduandos.
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