Abordagem Integrada Para Avaliação de Aterros Encerrados

Autores

  • Alessandro Samuel Rosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ricardo Simão Diniz Dalmolin Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabrício de Araújo Pedron Meio Ambiente

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X9344

Resumo

O descarte de resíduos sólidos urbanos (RSU) em locais inadequados é um dos principais responsáveis pela degradação ambiental. Com vistas a reverter esse quadro, o governo federal elaborou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Uma ferramenta útil para atingir as metas da PNRS é o uso integrado do SAPUT (Sistema de Avaliação do Potencial de Uso Urbano das Terras) e da ClaRCA (Classificação do Risco de Contaminação Ambiental). A aplicação dessa abordagem integrada a um aterro encerrado em Santa Maria, RS, mostra que, enquanto 1) a ClaRCA define o grau de urgência na adoção de medidas de intervenção, 2) o SAPUT aponta em que direção essas medidas devem ser tomadas. No caso em estudo, foi identificado ser urgente a adoção de medidas para evitar o contato do chorume gerado pelo aterro com o aquífero e corpos d'água superficiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Samuel Rosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aluno do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFSM, atuando na área de Pedologia.

Downloads

Publicado

2013-03-13

Como Citar

Rosa, A. S., Dalmolin, R. S. D., & Pedron, F. de A. (2013). Abordagem Integrada Para Avaliação de Aterros Encerrados. Ciência E Natura, 34(2), 99–111. https://doi.org/10.5902/2179460X9344

Edição

Seção

Geociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)