Avaliação da destinação e reciclagem de pneus inservíveis no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X68822

Palavras-chave:

Pneus, Reciclagem, Destinação

Resumo

Os pneus inservíveis quando descartados ou acumulados na natureza ou em locais inadequados representam uma ameaça ao meio ambiente e à saúde pública. A problemática de disposição final de resíduos sólidos ocorre em todos os países do mundo, sendo necessárias leis e normas que regulamentem, controlem e avaliem o gerenciamento de resíduos sólidos como os pneus inservíveis. No Brasil, desde 2009, os fabricantes e importadores de pneus novos devem coletar e dar destino adequado aos pneus inservíveis. A Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída em 2010 obriga os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus a implantar sistemas de logística reversa. Neste cenário, este artigo tem como objetivo avaliar a destinação e reciclagem dos pneus inservíveis no Brasil, e verificar o efetivo cumprimento das resoluções dos órgãos ambientais brasileiros e elencar as principais destinações. A metodologia adotada consiste na análise de boletins e documentos dos órgãos ambientais brasileiros de 2010 a 2019. Como resultado, o cumprimento da meta de destinação nacional total não foi alcançado em nenhum dos anos avaliados. Por outro lado, em todos os anos os fabricantes de pneus novos cumpriram a meta, enquanto importadores não. Os principais tipos de atividades de destinação entre 2010 e 2019 foram o co-processamento (2.615.299 t), a granulação (1.241.456 t) e a laminação (495.624 t). Em média, a região sudeste possui o maior percentual de destinação de pneus inservíveis (57,0%), seguida pela região sul (23,0%), sendo o menor percentual registrado na região norte (2,2%). Apesar da regulamentação de reaproveitamento de pneus inservíveis, as práticas adotadas no Brasil não podem ser consideradas ambientalmente adequadas. Ainda, é importante observar que os dados analisados se referem às informações coletadas, que podem não representar o número total de empresas existentes no país.

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Biografia do Autor

Liseane Padilha Thives, Universidade Federal de Santa Catarina,Florianópolis, SC

Doutor em Engenharia Civil, área de conhecimento Vias de Comunicação, pela Universidade do Minho em Portugal (2009). Docente na Universidade Federal de Santa Catarina (desde 2010), Departamento de Engenharia Civil e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Enedir Ghisi, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutorado em Engenharia Civil - University of Leeds (2002). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. É editor-chefe das revistas Water (http://www.mdpi.com/journal/water/editors) e Ambiente Construído (http://seer.ufrgs.br/ambienteconstruido).

Juarez Jonas Thives Júnior, Faculdade Cescranrio, Rio de Janeiro, RJ

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Administração e graduação em Ciências da Computação. Docente na Faculdade Cesgranrio

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Publicado

2022-04-04 — Atualizado em 2022-04-18

Versões

Como Citar

Thives, L. P., Ghisi, E., & Thives Júnior, J. J. (2022). Avaliação da destinação e reciclagem de pneus inservíveis no Brasil. Ciência E Natura, 44, e11. https://doi.org/10.5902/2179460X68822 (Original work published 4º de abril de 2022)

Edição

Seção

Edição Especial