A viabilidade do uso do pêndulo simples como ferramenta no ensino de física do ensino médio para o cálculo da aceleração da gravidade local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40673

Palavras-chave:

Pêndulo simples, Aceleração da gravidade, Ensino

Resumo

Conhecer o valor g da aceleração da gravidade é de suma importância em diversas análises, e há várias maneiras de obtê-lo experimentalmente. Aqui, buscando recursos de fácil aplicação em salas de aula do ensino médio, os autores optaram pela observação de um pêndulo simples, realizando uma série de medições do período do pêndulo e aplicando-as às equações (adequadamente manipuladas para este experimento) deste movimento oscilatório. O experimento foi realizado em quatro etapas: uma com uma massa de 10 gramas e três com uma massa de 20 gramas; duas com dez oscilações, uma com quinze e uma com vinte. Como resultado, foram estimados quatro valores da aceleração local, os quais foram validados, utilizando-se a teoria dos erros, com o valor disponibilizado na literatura. Com esses dados, verificou-se a viabilidade do uso deste dispositivo no processo de ensino-aprendizagem, dados a sua facilidade em manuseio e montagem, o seu baixo custo e o seu irrisório erro com o valor da literatura.

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Biografia do Autor

Cristiano Rocha da Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva

Professor no IFMT Campus Cuiabá nos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Automação e também é docente permanente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT.

Lúcio Ângelo Vidal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva

Professor no IFMT Campus Cuiabá nos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Automação e também é docente permanente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT.

Guilherme Tales da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva.

Técnico em Informática e bacharelando em Engenharia de Controle e Automação, ambos pelo IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva. Participante, como bolsista voluntário, no grupo de pesquisa IMAGINE.

Ruth Silva Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva

Bacharelanda em Engenharia de Controle e Automação no IFMT Campus Cuiabá.

Rita Santana Ramos Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva.

Bacharelanda em Engenharia de Controle e Automação no IFMT Campus Cuiabá.

Willam Campos Tokashiki, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Campus Cuiabá, Cel. Octayde Jorge da Silva

Bacharelando em Engenharia de Controle e Automação no IFMT Campus Cuiabá.

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Publicado

2020-09-03

Como Citar

Cunha, C. R. da, Vidal, L. Ângelo, Silva, G. T. da, Pereira, R. S., Silva, R. S. R., & Tokashiki, W. C. (2020). A viabilidade do uso do pêndulo simples como ferramenta no ensino de física do ensino médio para o cálculo da aceleração da gravidade local. Ciência E Natura, 42, e1. https://doi.org/10.5902/2179460X40673

Edição

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