A viabilidade do uso do pêndulo simples como ferramenta no ensino de física do ensino médio para o cálculo da aceleração da gravidade local
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40673Palavras-chave:
Pêndulo simples, Aceleração da gravidade, EnsinoResumo
Conhecer o valor g da aceleração da gravidade é de suma importância em diversas análises, e há várias maneiras de obtê-lo experimentalmente. Aqui, buscando recursos de fácil aplicação em salas de aula do ensino médio, os autores optaram pela observação de um pêndulo simples, realizando uma série de medições do período do pêndulo e aplicando-as às equações (adequadamente manipuladas para este experimento) deste movimento oscilatório. O experimento foi realizado em quatro etapas: uma com uma massa de 10 gramas e três com uma massa de 20 gramas; duas com dez oscilações, uma com quinze e uma com vinte. Como resultado, foram estimados quatro valores da aceleração local, os quais foram validados, utilizando-se a teoria dos erros, com o valor disponibilizado na literatura. Com esses dados, verificou-se a viabilidade do uso deste dispositivo no processo de ensino-aprendizagem, dados a sua facilidade em manuseio e montagem, o seu baixo custo e o seu irrisório erro com o valor da literatura.
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