Use of the geophysical method EM 34-3 in the study of groundwater contamination by coal waste and ashes
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X27122Palavras-chave:
Groundwater, Geophysical, Coal waste, ashes.Resumo
Este trabalho tem por objetivo principal avaliar a eficiência da técnica geofísica EM-34-3 no estudo da contaminação das águas subterrâneas por resíduos do processamento de carvão. Para tanto, foi aplicado, no depósito de rejeitos de carvão e cinzas - CH 20, localizado no município de Charqueadas, o método geofísico eletromagnético EM-34-3, que mede a condutividade elétrica do meio, em subsuperfície. Constatou-se que as mais altas anomalias de condutividade elétrica e concentração de íons estavam localizados dentro da área de disposição com a contaminação mais significante situada no aqüífero freático. Além disso, foi verificada uma pluma de poluição incipiente na direção do fluxo da água subterrânea (para SW). A metodologia empregada apresentou bons resultados para a delimitação da área contaminada, mostrando-se de caráter orientativo para posteriores campanhas de amostragens de águas subterrâneas, a partir das quais serão definidos os níveis de contaminação e indicadas as concentrações dos elementos poluentes em subsuperfície.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ANBT. 1987. Preservação e Técnicas de Amostragem de Efluentes Líquidos e Corpos Receptores: NBR 9898. Rio de Janeiro, 34P.
APHA Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Greeberg, A E.; Cleseeri, L.S.; Eaton, AD (Eds.) 18 th edition. 1992.
BINOTTO R.B, TEIXEIRA E.C, SANCHEZ J.C.D; JABLONSKI A AND FORMOSO, M.L.L. Evaluation of groundwater quality from Baixo Jacuí coalfield, Rio Grande do Sul, State-Brazil. In: Proceedings of the Fourth International Symposium on Environmental Issues and Waste Management in Energy and Mineral Production, Oct.1996, Cagliari, R.Ciccu (editor). 1996, 789-796.
BINOTTO R.B. Avaliação do grau de contaminação das águas subterrâneas em áreas de influência de resíduos do processamento do carvão. Porto Alegre, RS. Dissertação de Mestrado, PPGEMM - UFRGS. 1997, 184p.
BINOTTO R.B, TEIXEIRA E.C, SÀNCHEZ J.C.D; NANNI, A .S.; FERNANDES, I.D. E MIGLlAVACCA, D.M.. Avaliação ambiental da região do BaixoJacuí, RS, Brasil: localização, descrição e caracterização dos resíduos provenientes das atividades de processamento de carvão. Porto Alegre: FEPAM; CIENTEC, 1999, 40p.
COPELMI Mineração Ltda. Estudo Ambiental da Mina de Charqueadas. Porto Alegre. 1994, vol. I and II.
COSTA, A.F.U. & FERLlN, C.A. Aplicação de métodos geofísicos para detecção de contaminação das águas subterrâneas. Revista ECOS, Porto Alegre. 1994, 2: 25-30.
ELLERT, N.; GREENHOUSE, J.; MONIER-WILLlANS, M. A Geofísica no Estudo da Poluição das Águas Subterrâneas. AMBIENTE - Revista CETESB de Tecnologia, São Paulo. 1988,2 (2):94-100.
ISO Water Quality - Sampling - Part II: Guidance on the Sampling of Groundwaters: ISO/OP 5667-11 (document ISOITC 147/SC 6 N 153). London. 1990, 12p.
MCNEILL, J.D. Eletromagnetic Terrain Conductivity Measurement at Low Industion Numbers. Geonics Limited TN-6. 1980,15p.
TEIXEIRA, E.C.; BINOTTO, R.B.; SANCHEZ, J.C.D.; JABLONSKI, A. FERNANOES, I.D.; SIMCH DA SILVA, J.C.; ROSSI, G. Mapping and characterization of coal processing waste disposal sites from Baixo Jacuí Region, RS, Brazil. In: Fourth Intern. Symp. on Environ. Issues and Waste Manag. Energy and Mineral Production, Ciccu, R. (ed.). Proc... S.Margherita di Pula, Cagliari, Italy. 1996, 231-238.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.