Chemical characterization and size distribution of atmospheric particles in urban area - preliminary study
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X27018Resumo
O presente trabalho consiste em um estudo preliminar com o objetivo de caracterizar o tamanho de partícula e a composição elementar dos aerossóis no Município de Charqueadas no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, a fim de identificar melhor as fontes que tem provocado alterações da qualidade do ar. Sete filtros foram coletados em membrana filtro de policarbonato (0,4 µm) no período de Março/96 à Julho/96. Microscopia eletrônica com energia dispersiva de Raio-X foi usado para caracterizar a composição elementar de aerossóis coletados em amostrador de ar. Distribuição de tamanho de partícula foi realizada aplicando além do SEM-EDX, a técnica analisador de imagem automático. Análise de Cluster não hierárquica foi aplicada para identificar os tipos de partículas. Estes dados resultaram na definição de 8 grupos de partículas contendo Fe, Zn, Si, AI, S, Ca, Na e K, revelando heterogeneidade química dos aerossóis no Município de Charqueadas. A distribuição granulométrica mostrou predominância de tamanho ≤ 10 µm, cerca de 80 % do total de partículas analisadas, sendo que o percentual mais elevado foi verificado na fração de 1 µm e 2 µm. Os dados de distribuição granulométrica, juntamente com as variáveis meteorológicas foram avaliados, aplicando Análise de Agrupamento Hierárquico, pelo método de Ward's, e Análise Discriminante. Este procedimento permitiu que as variáveis meteorológicas e as características das partículas fossem integradas para melhor capacidade discriminatória.Downloads
Referências
XHOFFER, C.; BERNARD, V.P.; VAN GRIEKEN, R. AND VAN DER AUWERA, L. Chemical characterization and source apportionment of individual aerosol particles over the North Sea and the English Channel using multivariate technique. Environ. Sci. Technol. 1991, 25, 1470-1478.
ROMO-KROGER, C.M. Elemental analysis of airbone particulates in Chile. Environmental Pollution.1990, 68, 161-170.
KATRINAK, K.A.; ANDERSON, J.R. AND BUSECK, P.R. Individual particle types in the aerosol of Phoenix, Arizona. Environ. Sci. Technol. 1995, 29, 321-329.
MALDEREN, V.H.; GRIEKEN, R.V.; BUFETOV, N.V. AND KOUTZNOGI, I. Chemical characterization of individual aerosol particles in Central Siberia. Envir. Sci. Techn. 1996, 30, 312-321.
TEIXEIRA, E.C. Avaliação da poluição hídrica e atmosférica em áreas de mineração e utilização de carvão do Baixo Jacuí, RS. FINEP-PADCT/GTM. Technical Report, conv. n°. 65.93.0322.00, 1998, 5 volumes.
SANCHEZ, J.C.D., TEIXEIRA, E.C.; ISAIA, T.; VECCHIO, G.; PESTANA, M.H.D. & FORMOSO, M.L.L. Estudo de partículas totais em suspensão e metais associados na região do Baixo Jacuí, R.S. In Proceedings of the V Congresso Brasileiro de Geoquímica e III Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa, Niterói, 1995, 5p.
FEPAM. Fundação Estadual de Proteção Ambiental. Projeto de controle das emissões atmosféricas da Aços Finos Piratini, 1996.
POST, J.E. AND BUSECK, P. Characterization of individual particles in the Phoenix Urban aerosol using electron-beam instruments. Environ. Sci. Technol. 1984, 18, 35-42.
FOLK, R.L. AND WARD, W.C. Brazos river bar: a study in the significance of grain size parameters. Journal of Sedimentary Petrology. 1957, 27, 3-26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.