Matemática Sem Números: Uma Introdução ao Estudo da Lógica

Autores

  • Patricia Rose Gomes de Melo Viol Martins "Universidade Estadual de Maringá"
  • Josiney Alves de Souza "Universidade Estadual de Maringá"

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14634

Palavras-chave:

Raciocínio Lógico. Argumentação. Diversas Linguagens. Aprendizagem Significativa.

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Lógica. Considerando as diversidades dos alunos, este trabalho foi elaborado por meio de uma sequência de atividades que buscam suprir as deficiências de interpretação, argumentação e raciocínio lógico provenientes de uma falsa ideia de que a Matemática só trabalha com números e contas. A proposta das atividades é tornar a aprendizagem mais significativa e ampla para alunos, na qual o papel do professor é o de mediador e o do aluno de construtor do conhecimento. Os alunos são convidados a agir, buscar e expressar suas opiniões dando sentido a sua aprendizagem e aos professores é sugerida uma reflexão sobre a sua vivência em sala de aula, incentivando e estimulando a busca por atividades diversificadas. Concluímos o trabalho apresentando quais as habilidades e competências que serão desenvolvidas e como elas poderão auxiliar no desenvolvimento de novos conteúdos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Rose Gomes de Melo Viol Martins, "Universidade Estadual de Maringá"

Matemática, Exatas

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Martins, P. R. G. de M. V., & Souza, J. A. de. (2015). Matemática Sem Números: Uma Introdução ao Estudo da Lógica. Ciência E Natura, 37, 463–473. https://doi.org/10.5902/2179460X14634