Ensinando Matemática Através dos Códigos de Barras

Autores

  • Rodrigo Luiz de Souza Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14620

Palavras-chave:

Álgebra, permutações, Teoria de Grupos, Grupos de Simetrias, Ensino Médio

Resumo

Este artigo tem por objetivo ser uma breve introdução à Teoria de Grupos. Iniciando a abordagem foi introduzindo o conceito de permutação e sua definição como funções bijetivas de um grupo em si mesmo. Na sequência, a partir do que foi exposto sobre permutações, foram apresentados os conceitos de grupo e subgrupo, bem como algumas das propriedades básicas de tais estruturas. Dando prosseguimento à discussão, foram apresentados os grupos de simetria do triângulo e do quadrado com o intuito de fazer um paralelo entre o que foi estudado sobre permutações e as simetrias de tais figuras planas. No fechamento do trabalho foi sugerido um pequeno plano de aula de modo a abordar alguns temas expostos aqui em uma aula de uma turma de Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Luiz de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT. Possui graduação em Matemática Licenciatura Diurno pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atua como professor de Ensino Médio nas redes pública e privada. Além de atualmente ser professor substituto da Universidade do Estado de Santa Catarina e professor orientador no Programa de Iniciação Científica Jr da OBMEP. Já lecionou para Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Souza, R. L. de. (2015). Ensinando Matemática Através dos Códigos de Barras. Ciência E Natura, 37, 289–307. https://doi.org/10.5902/2179460X14620