Cálculo no Ensino Médio: Uma Abordagem Possível e Necessária com Auxílio do Software Geogebra

Autores

  • Jaqueline Molon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Edson Sidney Figueireo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14523

Palavras-chave:

Cálculo no Ensino Médio, Funções Quadráticas, Software GeoGebra.

Resumo

Este artigo é fruto da dissertação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, defendida em março de 2013 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O trabalho teve como objetivo principal verificar a possibilidade da inserção, no Ensino Médio, das ideias intuitivas do Cálculo Diferencial e Integral: limites de função, taxa de variação média, taxa de variação instantânea e o cálculo de áreas abaixo do gráfico de funções positivas, limitadas pelo eixo das abscissas e por retas verticais, ou até mesmo entre funções positivas em um intervalo determinado pelo domínio das mesmas. Para facilitar o entendimento dessas ideias, foram desenvolvidas atividades utilizando o Software GeoGebra como ferramenta de apoio a aprendizagem. As atividades foram aplicadas a uma turma experimental de alunos do primeiro ano do ensino médio, aliado ao estudo de funções quadráticas. Verificou-se que é possível abrir os horizontes no âmbito do ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio, para as ideias intuitivas do Cálculo. Neste trabalho serão apresentados os objetivos dessa pesquisa, algumas atividades propostas e os resultados alcançados, bem como propor desdobramentos para aprofundar e aplicar as ideias aqui abordadas.

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Biografia do Autor

Jaqueline Molon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Professora de Matemática

Edson Sidney Figueireo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Departamento de Matemática

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Publicado

2015-08-07

Como Citar

Molon, J., & Figueireo, E. S. (2015). Cálculo no Ensino Médio: Uma Abordagem Possível e Necessária com Auxílio do Software Geogebra. Ciência E Natura, 37, 156–178. https://doi.org/10.5902/2179460X14523