Os Usos Flexíveis do Conceito de Variável na Educação Básica: Um Estudo com as Equações Diofantinas Lineares

Autores

  • Wagner Marcelo Pommer UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14370

Palavras-chave:

Variável, Álgebra, Equação Diofantina Linear, Educação Básica

Resumo

Em grande parte dos documentos oficiais curriculares para a Educação Básica, o conceito de variável é brevemente citado, veículado como uma noção paramatemática intrínseca ao desenvolvimento do tem das funções, sem maiores referências. este artigo tem por objetivo discutir os possíveis usos do conceito de  variável de forma flexível na educação algébrica. O referencial teórico se encontra em Küchemann (1981), Usiskin (1995) e Ursini e Trigueiros (2001), pesquisadores que consideram que as variáveis podem assumir distintos papéis: incógnita, número generalizado e  em relacionamento funcional. Nesses moldes, a compreensão do conceito de variável perpassa algumas potencialidades. Em busca de contextos que favorecessem tal quadro, este texto considerou a epistemologia envolvendo o tema das Equações Diofantinas Lineares como possível caminho. A análise desse assunto revelou que as Equações Diofantinas Lineares perpassam a aquisiçãod as seguintes potencialidades, expressas em Ursini e Trigueiros (2001): execução de cálculos e operações simples com os símbolos literais; oportunizam um contexto de integração dos usos flexíveis da variável; permitem situar as vantagens dos diferentes usos do conceito de variável.

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Publicado

2015-08-07

Como Citar

Pommer, W. M. (2015). Os Usos Flexíveis do Conceito de Variável na Educação Básica: Um Estudo com as Equações Diofantinas Lineares. Ciência E Natura, 37, 356–364. https://doi.org/10.5902/2179460X14370