Modelagem com Geometria, Google Earth e os Caminhos Mínimos de uma Praça Pública

Autores

  • Dirceu Santos Brito Universidade Estadual de Londrinha
  • Lourdes Maria Werle de Almeida Doutora, Matemática, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14231

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Otimização Geométrica, Problema de Fermat-Steiner, Educação em Geometria, Google Earth, Praças Públicas

Resumo

Este trabalho relata uma atividade de modelagem matemática realizada com adolescentes internados no Centro de Socioeducação CENSE II - Londrina. Essa atividade exigia dos alunos elaborar um projeto de reforma de uma praça pública com base no problema de encontrar uma rede de caminhos de comprimento mínimo interligando diferentes pontos de acesso da praça aos seus elementos centrais. Investigando imagens aéreas impressas de praças, obtidas no Google Earth, os alunos foram conduzidos ao estudo do problema de Fermat-Steiner. A condução desse estudo, as soluções apresentadas e o desenvolvimento de competências de investigação e compreensão em geometria são discutidos neste trabalho.

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Biografia do Autor

Dirceu Santos Brito, Universidade Estadual de Londrinha

Formado pela UEL em matemática, mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Mestre em Matemática Profissional, Doutorando em Ensino de Ciencias e Educação Matemática

Lourdes Maria Werle de Almeida, Doutora, Matemática, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, Brasil

Doutora, Matemática, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, Brasil

 

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Publicado

2015-08-07

Como Citar

Brito, D. S., & Almeida, L. M. W. de. (2015). Modelagem com Geometria, Google Earth e os Caminhos Mínimos de uma Praça Pública. Ciência E Natura, 37, 2–18. https://doi.org/10.5902/2179460X14231